Por Gabrielle Pillon / Da Agência de Notícias da UFSM
Na próxima segunda-feira (20), começa o primeiro semestre de 2023 da UFSM, em todos os seus quatro campi. Para recepcionar os calouros, diversas atividades foram programadas para os estudantes. As ações se estendem até 12 de abril.
Programação – Na segunda, centros de ensino como o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Centro de Ciências Rurais (CCR) e o Centro de Tecnologia (CT) acolherão seus calouros com apresentações de coordenadores e professores nos auditórios de cada unidade. O CT, inclusive, mantém o “Acolhe CT Tira-Dúvidas”, destinado a passar orientações aos novos alunos, das 7h às 15h, na segunda e terça, no hall do prédio 7.
Às 9h, com participação do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFSM, o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) fará um tour pelo campus, partindo do prédio 13 e com chegada às 10h no Centro de Convenções. No local, ocorrerá a recepção institucional para toda a comunidade acadêmica da UFSM, ocasião em que membros da Administração Central da universidade dão suas mensagens de boas-vindas ao público. Já no Restaurante Universitário (RU), acontece o intervalo cultural.
No campus de Frederico Westphalen, a recepção aos calouros será de dia e de noite, para abranger os alunos de ambos os turnos. No evento, a ser realizado no auditório do Instituto Federal Farroupilha, estão previstas manifestações da direção do campus e do projeto Seja UFSM, além de apresentação dos setores e do Diretório Central de Estudantes (DCE).
Por sua vez, os calouros de Palmeira das Missões poderão participar da roda de conversa “Entrei na universidade e agora? Desafios e perspectivas”, com a psicóloga Marjorie Macedo Ribeiro, no auditório do campus, às 15h. Ainda, os calouros do curso de Ciências Econômicas terão, em sala de aula, o bate-papo “Descobrindo a universidade”, às 19h30min, com a visita da Coordenadoria Acadêmica, do Núcleo de Apoio Pedagógico e da Unidade de Apoio Pedagógico. O bate-papo se repetirá na terça-feira (21) para os alunos dos demais cursos, sendo às 13h30min para as Ciências Biológicas e às 15h para a Enfermagem. Para os cursos de Zootecnia e Nutrição, a atividade será na quinta-feira (23), às 13h30min. Já para os calouros de Administração, o momento ocorrerá na sexta, às 13h30min.
Voltando para a terça-feira, em Santa Maria, o Auditório Wilson Aita (localizado no anexo C do CT), abrigará a palestra “Saúde mental no ambiente universitário”, às 14h, para os calouros, veteranos e servidores do CT. O palestrante será Renato Favarin dos Santos, da Coordenadoria de Ações Educacionais (Caed), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).
No decorrer da semana, distintas ações estão programadas. Na quarta-feira (22), às 13h30min, o Campus de Frederico Westphalen terá atividades artísticas, educativas e culturais, com distribuição de brindes e participação de empresas da cidade. O evento será realizado na Área de Convivência. No mesmo dia, em Palmeiras das Missões, no Largo de Eventos, às 14h30min, os calouros receberão as manifestações de boas-vindas do reitor, Luciano Schuch, da direção da unidade e do DCE.
Brincadeiras e animação estão na programação de quinta-feira (23). Isso porque, em Frederico Westphalen, às 13h30min, às 15h e às 19h30min, ocorrerá a Gincana DTG, as Atividades Atléticas e a Gincana de Sistemas de Informação, respectivamente. Para os calouros, veteranos e servidores do Campus de Palmeira das Missões, a sexta-feira terá mateada no bosque, às 13h30min.
O último evento da Semana da Calourada é a roda de conversa “Violência de gênero no contexto universitário: saiba como identificar e pedir ajuda”, com Bruna Denkin, coordenadora da Casa Verônica, vinculada ao Observatório de Direitos Humanos. A atividade será na Biblioteca Setorial do CCNE, às 14h do dia 12 de abril, destinada aos calouros, veteranos e professores do centro.
Jardim Botânico – Vale ressaltar a programação especial do CCNE junto ao Jardim Botânico. Na terça-feira (21) acontecerá o “Calourique no Jardim”, isto é, um piquenique da calourada do centro no Jardim, onde cada um pode levar seu lanche, bebida, caneca e toalha. Música, trilhas, exposição de chás terapêuticos e meditação guiada na natureza compõem a programação. O ônibus para levar os participantes até o Jardim Botânico sairá às 8h30min do prédio 13. Ademais, às 15h, haverá uma sessão no Planetário do filme Da Terra ao Universo, exclusiva aos estudantes de naturais e exatas. Na parte da noite, às 19h, uma trilha acontecerá para os calouros dos cursos noturnos do CCNE, com saída do ônibus às 18h45min.
A programação continua, abrangendo os demais calouros e veteranos da UFSM. Na quinta, às 9h, tem “Jardim no telhado verde”. Logo mais, às 17h, haverá “Meditação de afirmações positivas ao ar livre”. Na sexta, é a vez da “trilha e visita ao viveiro de plantas carnívoras”, às 9h. Para participar, deve-se realizar inscrição neste link.
Calourada Segura – Conforme divulgado pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, a Gare da Viação Férrea acolherá a tradicional festa dos calouros, outrora ocorrida na Praça Saturnino de Brito. A UFSM está apoiando o evento que, durante a semana do dia 20 a 24 de março, das 18h à meia-noite, vai dispor de uma área com o objetivo de garantir maior segurança e programação cultural aos presentes…”
PARA LER NA ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.