DestaqueSaúde

SAÚDE. Encontro nesta quarta debate temas a ser tratados na Conferência Municipal, no final do mês

Pré-Conferência promovida pela Prefeitura acontecerá na Faculdade Palotina

Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Ana Paula Seerig: objetivo do evento desta quarta é mobilizar para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria (Foto Reprodução)

Os preparativos para a 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria seguem ocorrendo. Após o lançamento oficial, em janeiro, já estão ocorrendo as pré-conferências, que antecipam o evento e são um chamamento para a comunidade participar. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, realiza, em 15 de março, esta quarta-feira, na Faculdade Palotina (FAPAS), uma delas.

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”, em virtude da referência que celebra os 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde (SUS), a Conferência Municipal de Saúde ocorre nos dias 31 de março e 1º de abril, no Itaimbé Palace Hotel.

Segundo a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, as pré-conferências são etapas preparatórias que terão o objetivo de mobilizar a comunidade para a 12ª CMS/SM, estimular a organização do controle social e levantar sugestões para o Documento Orientador.

“As pré-conferências são uma forma de fazermos o levantamento das necessidades da população em diferentes territórios, localidades e públicos. O objetivo é debater um ou mais eixos temáticos estabelecidos para este ano (veja abaixo). Estamos convidando a representação de vários núcleos profissionais e de todos os serviços da Secretaria de Saúde, para que possamos olhar para as necessidades, fazendo essa reflexão com os trabalhadores,” explica.

Os eixos temáticos da 12ª Conferência são:

I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
IV – Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Com apoio da Prefeitura, o evento ocorrerá nos dias 31 de março (sexta-feira), das 19h às 22h, e 1º de abril (sábado), das 8h às 12h e das 14h às 17h, no Itaimbé Palace Hotel, no Centro. Qualquer pessoa, acima de 16 anos, poderá participar da Conferência. As inscrições poderão ser feitas online ou no dia da Conferência durante o credenciamento.

A Comissão Organizadora da 12ª Conferência Municipal de Saúde tem como coordenador-geral, Alex Monaiar; coordenadora adjunta, Benildes Mazzorani; relatora-geral, Carla Centurião; relator adjunto, Antônio Lemos; secretária-geral, Adriana Ebling; e coordenador de Comunicação e Informação, Clery Quinhones de Lima. 

Objetivos da Conferência:

I – Debater o tema da Conferência com enfoque na saúde como direito e na consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS);
II – Pautar o debate e a necessidade da garantia de financiamento adequado e suficiente para o SUS;
III – Reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, para garantir a saúde como direito humano, sua universalidade, integralidade e equidade, com base em políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990 e nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990;
IV – Mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca da saúde como direito e em defesa do SUS;
IV – Fortalecer a participação e o controle social no SUS, com ampla representação da sociedade em todas as etapas da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Santa Maria-RS;
VI – Avaliar a situação de saúde em âmbito municipal, estadual e nacional, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos de Saúde em nível municipal, estadual e nacional;
VII – Aprofundar o debate sobre as possibilidades sociais e políticas de barrar os retrocessos no campo dos direitos sociais, bem como da necessidade da democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor Saúde;
VIII – Eleger delegadas e delegados à 9ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul conforme a Resolução do CNS nº 453/2012 e na proporção definida pelo Regimento da 9ª Conferência Estadual de Saúde.

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo