LUNETA ELETRÔNICA. Sessão da Câmara, veto a projeto de Carrion, greve na UFSM, Chicão e Itacorubi, Nietzsche e o Direito
* Além dos 79 indefectíveis requerimentos enviados pelos edis à Prefeitura, o Boletim Legislativo 32/2011, prevê a votação de cinco projetos, nesta terça, na Câmara.
* A juízo deste editor, três são os principais. Dois de Sandra Rebelato (PP) – um unifica a legislação relativa ao Conselho dos Direitos da Mulher; outro institui a campanha de luta pela erradicação da violência e garantia dos direitos humanos).
* O terceiro é da petista Helen Cabral – que cria em Santa Maria a “Semana Municipal da Não-Violência contra a Mulher”.
* Já na Assembleia, são 17 as propostas em condições de ser votadas pelos parlamentares nesta semana. Decisão sobre quantos e quais sai no final da manhã, após reunião do colégio de líderes partidários.
* A principal é o veto parcial do governador Tarso Genro ao projeto de Raul Carrion, que obriga a tradução de palavras que não estejam em português.
* Para resumir, o governador vetou tudo o que era obrigatório e manteve o que é apenas, digamos, uma recomendação.
* E segue a greve dos servidores das universidades federais, inclusive a de Santa Maria. Que, sob a liderança da Assufsm, faz panfletagem daqui a pouco, a partir das 7 da manhã.
* O objetivo é mobilizar os técnico-administrativos que ainda não aderiram ao movimento deflagrado no dia 6 deste mês.
* Das 55 universidades do País, 46 já entraram na greve. Na UFSM, o comando se reúne diariamente no quiosque, em frente ao Hospital Universitário.
* Ah, e nesta terça (assim como em todas as quintas também), acontece assembleia de greve – que começa às 2 da tarde, no auditório do Centro de Ciências da Saúde.
* Comissão especial da Assembleia que trata das comunas sem acesso asfáltico teve audiência pública proposta pelo deputado Chicão Gorski, na última sexta, em Itacorubi.
* Lideranças e comunidade reivindicaram o acesso naquele município (RS 541/RS 168) e também Garruchos (BR 285).
* Para fechar, cultura e educação. Terminam nesta quarta as atividades do grupo de estudos “O Direito a partir dos autores Mal-Ditos”, da Fadisma.
* Sob a coordenação da professora Carolina Suptitz, alunos de todos os cursos e de qualquer instituição estão convidados a debater o tema “Nietzsche e o Direito”.
* Os participantes do grupo vão apresentar um dos aspectos da teoria nietzschiana, sob o olhar do Direito. Desta forma, a visão crítica sobre tal ciência é ampliada, propondo a reflexão – como diz material da assessoria da Fadisma.
* Talvez não tão interessante quanto o tema é o local. Sim, é o Boteco do Rosário (rua do Rosário 400). O horário de início é 2 da tarde.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.