Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, nesta quinta-feira (23), moção de protesto contra a fala transfóbica e machista do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O discurso polêmico do parlamentar foi realizado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, na tribuna da Câmara dos Deputados. Na ocasião, Nikolas utilizou uma peruca para dizer que “se sente mulher”, é a “deputada Nicole” e “tem lugar de fala”.
A moção de protesto foi apresentada pelo vereador Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) e aprovada com 11 votos favoráveis e sete contrários.
“O deputado ignora as realidades vividas por pessoas LGBTQIA+ alvos de violência, discriminação e mortes”, disse Rudys.
O vereador Tubias Callil (MDB) fez a defesa contrária à moção do colega emedebista.
“Eu não vi, especificamente nessa moção, em momento nenhum, o deputado Nikolas ser desrespeitoso, transfóbico ou machista em sua fala”, disse Tubias.
Votaram a favor: Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Admar Pozzobom (PSDB), Danclar Rossato (PSB), Givago Ribeiro (PSDB), Helen Cabral (PT), Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), Manoel Badke – Maneco (UB), Paulo Ricardo Pedroso (PSB), Valdir Oliveira (PT), Werner Rempel (PCdoB) e Rudys.
Contrários: Alexandre Vargas (Republicanos), Anita Costa Beber (PP), Getulio de Vargas (Republicanos), Pablo Pacheco (PP), Roberta Pereira Leitão (PP), Tony Oliveira (Podemos) e Tubias.
Estavam ausentes, com justificativa: João Ricardo Vargas (PP), Juliano Soares – Juba (PSDB) e Marina Callegaro (PT).
Emendas
Está formada a comissão especial que analisará o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 1/2023, de autoria de Tony Oliveira, que aumenta o percentual das emendas impositivas dos vereadores de 1,2% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Orçamento do Município para 2%. O colegiado terá Tony como presidente, Luci Duartes como vice-presidente e Tubias Callil como relator.
Avança Santa Maria
Também está composta a comissão especial que analisará o Projeto de Lei Complementar 9466/2022, proposto pelo Poder Executivo, que busca instituir o Programa Avança Santa Maria. A iniciativa foi protocolada no ano passado e tem como foco a concessão de incentivos fiscais e econômicos para empreendedores locais, estimular o empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento socioeconômico de Santa Maria.
A comissão será formada por Manoel Badke, Rudinei Rodrigues e Juliano Soares.
Quantos programas do tipo ‘Avança SM’ já ocorreram? Acabam servindo só para ajudar as lojinhas que estão com agua pelo queixo. Simples assim. Cidade dependendo de quem não faz nada entra em decadencia. Vão puxar um cabo de enxada!
Emendas impositivas aumentadas irão passar. Começa a campanha para renovar os integrantes do Casarão. Trabalham pouco, fazem muito circo e gastam muito dinheiro. O tal Observatorio Social não disse ao que veio, sumiu. O orçamento tem uma serie de verbas carimbadas. Metade é folha de pagamento. Depois não sei se é 18 ou 25% para educação, 15% para saúde, outro tanto no proprio Casarão. Ou seja, o percentual das emendas nas verbas livres é bem maior. Este é o busilis.
Nikolas Ferreira, peruca foi um tanto exagerado. Mas o marketing foi muito bem feito. Discurso facilitou o ‘corte’ e viralizou. Ja entrava no esquecimento para a grande massa (tres dias atualmente já é espichar o assunto) e, vamos combinar, nada mudou depois de duas semanas na vida da turma do Alfabeto. O mesmo efeito da moção. E o Elefante Branco continua como um monumento a incompetencia ao lado do Casarão.
Hummmm… Cidade interiorana sendo interiorana. Negocio começa com o ‘lugar de fala’. Que é tema de um livro de Djamila Ribeiro. Afrodescendente militante, tem mestrado em filosofia na USP. É trabalho derivado de filosofos franceses (para resumir) e relaciona discurso e poder. Parece complicado, mas no fim é uma bobagem. Que foi abraçada por muitos (inclusive por um certo candidato flopado ao governo do estado). A referida pessoa deve ter lido Foucalt, logo pertence a ‘elite intelectual’ brasileira. Vide que se as elites do poder fossem também a elite intelectual corresponderiam ao conceito de ‘rei filosofo’ d’A Republica de Platão e todos os nossos problemas desapareceriam. Livros escolhidos a dedo, ‘intelectuais’ escolhidos a dedo, quem é ou não é ‘intelectual’, etc. Humildade é coisa que desconhecem. Ou seja, não foi só a internet que dá voz a uma legião de imbecis.