Por Melina Guterres / Da Rede Sina
Março é o mês da mulher e, em homenagem a essa data tão especial, a Rede Sina promove mais um sarau de poesia no Old School Pub em Santa Maria, que promete agitar a noite de quinta-feira, dia 30 de março. O evento será dedicado à literatura feminina e contará com diversas atividades culturais.
Além da literatura, outras áreas do universo femininO incorporam a programação. A partir das 19h, terá início a roda de conversa que será composta exclusivamente por mulheres, que vão debater o papel da mulher no século 21, as violências que enfrentam diariamente, a busca pela independência e o empoderamento.
Nesse debate participam: Débora Dias, Tâmara Camargo, Débora Evangelista, Louise da Silveira, Maria Rita Py Dutra, Andrea Capssa, Greice de Bem Noro, Elisangela Rodrigues, Maria Celeste Landerdahl, Helen Cabral, Marina Callegaro, Leila Moura, Martha Souza, Márcia Reny.
As paredes das salas de jogos estarão compostas por obras de mulheres que criaram obras inspiradas em textos escrito por mulheres. A exposição “Mulheres que Inspiram” tem curadoria de Susane Kochann e ficará disponível todo mês de abril no bar. Participam as artistas: Adéli Casagrande do Canto, Ana Dornelles Macedo, Fernanda Pizzutti Codinotti, Ive Flores, Jordana de Moraes, Marilia Chartune, Patrícia Felden, Radhá Santos, Susane Kochhann.
Junto a Mostra de Arte, também estará sendo exibido o documentário “Não me calam” de Bruna Cunha. Lançado em 2019, o curta de 15 min, traz o olhar de duas mulheres de gerações diferentes que participam da Marcha das Mulheres, Adelaide (36) e Naire (68). Elas marcham contra a desigualdade salarial, gentrificação, xenofobia, violência de gênero, feminicídio.
Na área externa do bar, acontece uma Feira de Artesanatos de artesãs do grupo Feito por Mulheres. A partir das 20h, também ocorrem duas oficinas, a de Moda e Sustentabilidade e Manuseio de Ferramentas. As inscrições podem ser feitas na hora ou com as organizadoras através do e-mail ([email protected]) para de moda e do formulário (https://forms.gle/i8NYsLZfUF6q5mtD9) para de manuseio.
Às 21h, no palco do salão principal, terá início o sarau de poesia, que contará com uma breve introdução histórica sobre a literatura escrita por mulheres, apresentada por Raquel Trentim, professora e organizadora da Feira Literária de Santa Maria-RS – FLISM. Após, será dado o início do sarau. O público presente será convidado a ler poemas escritos por mulheres, em uma celebração da voz feminina na literatura. O microfone fica aberto para manifestações artísticas e literárias. As inscrições acontecem na hora por ordem de chegada.
A entrada para o evento é gratuita ou solidária, sendo que os interessados podem doar um dos seguintes itens: 1 livro novo ou usado, algum produto de higiene pessoal ou algum produto de beleza. Estes serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade e à penitenciária feminina, em uma campanha promovida pela OAB Mulher SM.
Se você é um amante da literatura e da arte e deseja celebrar a voz feminina na literatura, não perca essa oportunidade de se conectar com outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses. O sarau promete ser uma noite inesquecível para todos os participantes.
Programação:
19h – Roda de conversa
20h – Oficinas
21h – Sarau de Poesia
20h – Oficina de Moda e Sustentabilidade – Sala de Sinuca
20h – Oficina de Manuseio de ferramentas – Espaço Kids
Mostra de Arte e Cine Sina – Sala de jogos (vídeo grames) (deve permanecer todo mês de abril)
Feira de artesanato – Área externa
Entrada gratuita ou solidária:
Sugestões:
1 livro novo ou usado
Algum produto de higiene como: Sabonete, pasta de dente, escova de dente, aparelho de depilação (gilete), Shampoo, condicionador, creme de pentear, absorventes
Algum produto de beleza como: batom, esmalte, acetona, algodão, lixa de unha, maquiagem
Destino mulheres em situação de vulnerabilidade e penitenciária feminina (campanha OAB Mullher SM)
Patrocinadores:
Livraria Athena, Sindicato dos Municipários, Tropicália Lab Brasil
Parceiros e apoiadores:
Old School Pub, Grupo Rezor, Paralelo 29, Maria Cult, Kochann Curadoria, Mobart App, Feira Literária de Santa Maria, Porão Criativo, Distrito Criativo. Grupo Mulheres do Brasil, Mulheres Dona de Si, Grupo Feito por Mulheres, Eu, Nós, Elas, Sarau Dxs Atrevidxs, As Mulheres que Dizem Não.
AS 7 SINAS:
SINA POÉTICA | SARAU DE POESIA | microfone aberto a partir das 21h
SINA DEBATE | RODA DE CONVERSA | A MULHER DO SÉCULO 21 – a partir das 19h
SINA ARTÍSTICA | MOSTRA DE ARTE | EXPOSIÇÃO MULHERES QUE INSPIRAM – sala de jogos a partir das 19h até final de abril
SINA EMPREENDEDORA | FEIRA DE ARTESANATOS – GRUPO FEITO POR MULHERES | durante todo o evento na área externa
SINA EDUCADORA | OFICINAS DE MODA SUSTENTÁVEL E MANUSEIO DE FERRAMENTAS | a partir das 20h na sala de sinuca e espaço kids
SINA AUDIOVISUAL – CINE SINA | EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO “NÃO ME CALAM” | sala de jogos durante todo evento
SINA SOCIAL | ENTRADA SOLIDÁRIA
Mais informações:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.