Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul
A Comissão Comunitária Pró-Medicina Ulbra Cachoeira do Sul, designada através da Portaria 437/2023, esteve reunida na quarta-feira (19) sob a coordenação da vice-prefeita Angela Schuh, para definir a agenda de trabalho com as próximas ações a serem realizadas pelo grupo.
Na pauta da reunião, foi analisada a Portaria nº 650, de 5 de abril de 2023, onde o Ministério da Educação trata do chamamento público para a autorização de curso de graduação de Medicina ofertado por instituição de educação superior privada. Além disso, foi tratada a importância de nova conversa oficial com a AELBRA, mantenedora da Ulbra, e da mobilização de prefeitos, vereadores, secretários e lideranças regionais das cidades cuja abertura do curso beneficiaria de forma direta.
A Coordenadoria Regional de Saúde também se prontificou a organizar reunião técnica entre sua equipe e o Ministério da Saúde. Para o Município, ficou a responsabilidade de organizar a liga de municípios interessados na mobilização Pró-Medicina. Um grupo também deverá ir a Brasília pleitear apoio político junto ao Ministério da Educação para abertura da faculdade de Medicina.
Quem estava presente na reunião coordenada pela vice-prefeita Angela Schuh:
- Luiz Aníbal Machado – presidente do Conselho Municipal de Saúde;
- Adelar Breitenbach – Médico oftalmologista;
- Júlio Lopes – coordenador da 8ª Coordenadoria de Saúde;
- Márcio Vieira da Cunha – Imprensa;
- Luciano Morschel – superintendente do HCB;
- Paulo Cezar De Ré – provedoria do HCB;
- Daniel Dottes – diretor da Procuradoria Jurídica do Município;
- Marcelo Figueiró – secretário municipal de Saúde;
- Celso Elesbão – representando a Ulbra.
Campanha vermelhista para prostituir a profissão médica. Na urb até analfabeto funcional aspone de vereador se acha na condição de criticar a profissão. #nemadiantamandarlerumlivronãorola