Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm)
Construir a próxima paralisação dos professores municipais de Santa Maria consta como pauta única da assembleia de representantes sindicais marcada pela coordenação do Sinprosm para esta quinta-feira (18). A reunião acontece de forma virtual, às 18h30min, em link a ser divulgado posteriormente.
A assembleia geral de 19 de abril definiu um calendário com três paralisações: 26 de abril, 9 e 25 de maio, de forma a manter a categoria mobilizada até junho, prazo apontado pelo Governo Pozzobom para o encaminhamento do reajuste salarial.
“Contando com o ato de 22 de março, tivemos mobilizações muito fortes nesta campanha salarial. A coordenação tem discutido regularmente com os representantes as estratégias das paralisações, o que tem dado resultados muito positivos. A categoria tem se mostrado unida na luta por valorização, que em Santa Maria continua só na conversa”, relata a coordenadora Juliana Moreira, de Organização e Patrimônio.
Previsto em estatuto, o Conselho de Representantes visa ampliar a participação da categoria a partir dos locais de trabalho. O grupo de professores de cada escola deve indicar um representante, eleito por voto direto ou consenso, para ser um elo entre a entidade sindical e os colegas.
Os professores municipais reivindicam a equiparação do salário básico da categoria ao piso nacional, hoje 60% defasado. Emergencialmente, o índice proposto é de 14,95%, mesmo reajuste do piso nacional em 2023. A garantia da hora-atividade de um terço da jornada de trabalho, conforme previsto na Lei do Piso Nacional, também faz parte da pauta de lutas da categoria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.