DestaqueEsporte

ESPORTE. Primeira etapa do Festival Paralímpico movimentou o Centro de Educação Física da UFSM

Campus de Camobi recebeu cerca de 250 participantes, com e sem deficiência

Em um dos ginásios do Centro de Educação Física, estava sendo ofertada a prática do vôlei sentado (Foto Anahy Machado/CEFD)

Por Pedro Pereira

Durante a manhã deste sábado (20), jovens e adultos de Santa Maria e região prestigiaram a primeira etapa do Festival Paralímpico, realizado nos ginásios e na pista de atletismo do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM. O objetivo principal das atividades é promover a prática esportiva às pessoas com deficiência, além de oportunizar a troca de experiências.

Outro ginásio utilizado no Festival Paralímpico foi completamente destinado ao basquete em cadeira de rodas (Foto Anahy Machado/CEFD)

Esta é a segunda vez que a instituição de ensino é contemplada com o Festival, que é articulado pelo Comitê Olímpico Brasileiro e organizado pelo Núcleo de Apoio e Estudos da Educação Física Adaptada da Universidade.

A primeira edição realizada no Coração do Rio Grande aconteceu no dia 24 de setembro de 2022, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22). Em 23 de setembro deste ano, a UFSM sediará o evento, novamente.

Cerca de 250 pessoas entre jovens, adultos e idosos com deficiência intelectual, física, sensorial, auditiva, como também sem deficiência, foram divididas em grupos que transitavam entre as atividades propostas. Neste ano, as modalidades ofertadas foram: vôlei sentado, basquete em cadeira de rodas, atletismo e a novidade de 2023: bocha.

Na pista de atletismo da UFSM, uma das modalidades oferecidas foi corrida (na foto superior). Ainda na área externa do Festival, aconteceu (na foto inferior) a prática do arremesso de peso, com bolas leves (Fotos Anahy Machado/CEFD)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo