Por Gabrielle Pillon e Mariana Henriques / Da Agência de Notícias da UFSM
Nesta terça-feira (30), a Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu o evento “Compartilhando Saberes com a Rede Básica: Temas Emergentes e Acesso à Universidade Pública”, no Centro de Convenções. Na ocasião, estiveram presentes representantes de escolas públicas e das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) de Santa Maria (8ª), Palmeiras das Missões (20ª) e Cachoeira do Sul (24ª).
O objetivo do encontro foi estreitar relações com as escolas das regiões de abrangência da Universidade, apresentar as possibilidades de ingresso em cursos de graduação na UFSM e dialogar sobre a construção do Processo Seletivo Seriado, que deverá ter sua primeira prova aplicada até janeiro de 2024.
Processo Seletivo Seriado
“A UFSM só tem razão de ser, na sociedade”, afirmou o Pró-Reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, ao apresentar as formas de ingresso na Instituição. Em sua fala, Jerônimo explicou os diversos processos seletivos da Universidade e deu início aos diálogos sobre o Processo Seletivo Seriado (PSS). Nele, o candidato é avaliado em três etapas consecutivas, ao final de cada ano do Ensino Médio, através de provas multidisciplinares anuais, elaboradas no âmbito da UFSM. Após a implementação completa (PSS1; PSS2 e PSS3), com o efetivo ingresso dos candidatos, o PSS representará 40% do total de vagas anuais para os cursos de graduação, em 2026.
O planejamento para o PSS é de que a primeira prova (PSS1), relativa ao primeiro ano do ensino médio, seja feita entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. No ano seguinte acontecerá a prova do PSS1 e PSS2 e, finalmente, após três anos, ocorrerá o PSS1, o PSS2 e o PSS3.
Projeta-se que o PSS ocorra uma vez ao ano, simultaneamente ao vestibular. Diferente deste último, que é aplicado nos campi da UFSM, as provas do Processo Seletivo Seriado ocorrerão nas escolas que se cadastrarem para aderir ao sistema. A escolha do curso será feita pelo candidato no último ano. A aplicação das provas está planejada da seguinte forma:
PSSI: sábado à tarde
PSS2: domingo de manhã
PSS3 e Redação: domingo à tarde.
Outro ponto destacado pelo pró-reitor foi a continuidade do sistema de cotas e ampliação para casos que estavam fora da norma vigente atual.
Estrutura da prova
Para a formulação e aplicação das avaliações o Núcleo de Ingresso e Seleção Acadêmicos (NISA) está em contato com as sete mesorregiões do estado, com o objetivo de refletir, no conteúdo exigido no PSS, o mesmo que é dado ao aluno em sala de aula, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o Referencial Curricular Gaúcho. Para isso, mais ações como palestras e encontro em escolas, estão previstas.
As áreas do conhecimento abrangidas e o percentual aproximado de questões de cada uma são: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas com 24%; Ciências da Natureza e suas tecnologias com 28%; Matemática e suas tecnologias com 12%; e Linguagens e suas tecnologias com 36%. Já a prova de redação só ocorrerá no PSS3 e poderá ter gêneros textuais como base, como artigo de opinião e carta aberta. Além disso, as provas serão temáticas, pois, segundo Jerônimo, traz maior segurança e fluidez em sua realização. Cada PSS terá 40 questões, totalizando 120 com os três PSS’s.
Construção conjunta
Durante toda a apresentação, foi reforçada a ideia de que a construção do PSS era conjunta e coletiva, sendo necessário ouvir as escolas para que o processo reflita a realidade em que irá se inserir. Para o pró-reitor, “falar do acesso é falar de um processo feito com e por vocês”, ao referir-se aos profissionais da educação presentes.
As integrantes do NISA, Célia Della Mea, Vânia Costa, Fatima Squizani e Cristiane Fuzer salientaram o momento de diálogo com as escolas para a formulação das provas e a definição das habilidades exigidas pelos conteúdos. “O vestibular foi pensado a partir das escolas”, expressa Célia. “O que pode aproximar as duas esferas é a retomada de ações pedagógicas e fazer contatos”, contribui Vânia. O mesmo relata Fátima “interação com as escolas é a parte mais importante”. Já Cristiane adianta que haverá atividade para apresentar quais são os critérios de avaliação da redação…”
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