CIDADE. Em audiência com o MP, Prefeitura de Santa Maria define próximo mutirão para a retirada de fios
Ação busca despoluir visualmente a cidade e promover mais segurança

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria
A Prefeitura de Santa Maria definiu, em uma audiência junto ao Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul, RGE e empresas prestadoras de serviços de telefonia e internet, que o próximo mutirão para a retirada de fios de internet e de energia elétrica em desuso ocorrerá nos dias 11 e 12 de julho, na Rua do Acampamento, no Centro.
Em comum acordo entre as empresas que participaram da audiência na Promotoria de Justiça, do Ministério Público, ficou definido que a Prefeitura terá até 20 de junho para enviar às prestadoras de serviço, MP e RGE um cronograma de trabalho. Posteriormente, os serviços devem ocorrer por dois dias consecutivos, a cada 15 dias. As primeiras datas são 11 e 12 de julho, depois, 25 e 26 do mesmo mês, e assim sucessivamente. As ações devem ocorrer das 8h às 17h. O promotor Diego Corrêa de Barros, que presidiu a audiência, definiu multa no valor de R$ 15 mil por dia para a empresa que não comparecer aos dias de mutirão.
“Estamos avançando nesse debate que tem como principal objetivo trazer segurança e embelezamento para a cidade. Muitos desses fios estão sem funcionar há anos, logo não servem para nada além de atrapalhar e deixar esse visual feio que vemos nos postes. Com a reunião de hoje decidimos as próximas ações e tivemos a compreensão das empresas que prestam o serviço”, explica o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que participou da discussão.
Também participaram da audiência o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; o secretário de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Orengo de Pietro Junior; o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene; o secretário de Mobilidade, Orion Ponsi; e os vereadores Tubias Callil e Getúlio de Vargas. Ainda estiveram presentes representantes da Defesa Civil, da Corsan e do Procon.
Ações anteriores
As primeiras ações nesse sentido ocorreram em janeiro e fevereiro de 2022, com a retirada dos fios em desuso das avenidas Rio Branco e Fernando Ferrari, respectivamente.
Os vagabundos estão ajudando na tarefa. Retiram até os fios que funcionam. Neste problema não fazem nada.