DestaqueEconomia

CIDADE. Superintendente do Ministério do Trabalho e Movimento Sindical fazem reunião em Santa Maria

No encontro, em debate a reconstrução da “Comissão Sindical Consultiva”

Dirigentes sindicais de Santa Maria se reuniram com Claudir Nespolo, Superintendente Regional do Ministério (Foto Divulgação)

Por Carmem Pereira / Da Assessoria do Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação (Sintical)

Retomar a aproximação entre sindicatos e Ministério do Trabalho e Emprego, com o objetivo de fortalecer as entidades e resgatar alguns níveis do trabalho decente. Com esse propósito, ocorreu na quarta-feira, dia 14, reunião entre o Superintende Regional do Trabalho, Claudir Nespolo, equipe da Gerência Regional do Trabalho e representantes do movimento sindical. A reunião aconteceu no auditório Cipriano da Rocha, na sede central do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Santa Maria e Região – Sintical.

Na pauta da reunião, a reconstrução da Comissão Sindical Consultiva, instrumento que funcionou até o governo de Dilma Roussef e as prioridades do Ministério do Trabalho e Emprego, a partir de questões emergenciais e estratégicas, nas atividades de fiscalização, vigilância e justiça no mundo do trabalho.

Segundo Nespolo, a reaproximação entre ministério e sindicatos é fundamental para reduzir os danos provocados pelo “vale-tudo” estabelecido pela Reforma Trabalhista, garantir a regulamentação das relações de trabalho de modalidades em expansão, tais como as oriundas dos aplicativos administrados via plataformas digitais, bem como combater a precarização e o trabalho análogo à escravidão, configurado por empresas e patrões individuais.

Em nível estratégico, essas questões são dimensionadas pela formação de Comissões Tripartites – ministério, entidades patronais e de trabalhadores – além de um projeto de lei formulado pelo governo federal, de maneira a possibilitar revisão, exclusão ou inclusão de elementos legais para garantir fortalecimento financeiro dos sindicatos e das negociações coletivas. 

Além do superintendente regional Claudir Nespolo, participaram da reunião Sergio Aguiar, da Seção de Segurança e Saúde no Trabalho- SEGUR, a gerente regional Adriana Aguilhar da Silva e os auditores Cezar Araújo da Rosa, chefe do Setor de Inspeção das Relações de Trabalho e Homero Tarrago Neto, chefe das Relações de Trabalho.

Segundo o presidente do Sintical e coordenador da CUT Regional Centro, Valdemir Corrêa, a reunião foi muito produtiva para esclarecer dúvidas sobre demandas pontuais e retomar ações estratégicas conjuntas, as quais devem ser formuladas a partir da eleição Comissão Sindical Consultiva Regional, prevista para acontecer dia 23 de junho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo