Da Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Educação
A Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, localizada em Santa Maria, pertencente à 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), passou por uma série de intervenções no telhado, na cozinha e no refeitório. Ao todo, o governo do Estado investiu R$ 739 mil, por meio de uma contratação emergencial e verbas do Agiliza Educação.
A ação, que beneficia 851 alunos, contou com a revisão estrutural de todo o telhado, substituição de telhas, calhas e condutores. A 8ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop), de Santa Maria, foi responsável pela elaboração dos elementos técnicos de projeto e orçamento e, depois, pela fiscalização da obra.
“A escola está em ótimas condições de trabalho. A partir desse investimento, foi também aberta a possibilidade de colocar mobiliários novos nos espaços pedagógicos, dando qualidade ao ambiente escolar para um melhor aprendizado”, afirma o coordenador regional de Educação, José Luis Viera Eggres.
Outro ambiente que passou por reparos foi o refeitório da escola. As paredes foram todas revestidas e pintadas, o piso foi trocado e novas cubas e uma mesa para a manipulação dos alimentos foram instaladas. A cozinha, que ficava localizada embaixo de uma escada, agora possui um refeitório amplo e totalmente repaginado.
Conforme a diretora da escola, Maribel Dal Bem, o refeitório é uma conquista almejada há anos pela comunidade escolar. Para ela, as mudanças significam qualidade de vida para um grande contingente de estudantes, que trabalham à noite e necessitam tranquilidade para realizarem suas refeições. “Estamos em festa com o novo refeitório. Uma escola que possui ambientes estruturados traz mais chances de aprendizado aos alunos”, destacou a diretora.
Para o aluno, Rafael Oliveira, do 3º ano do Ensino Médio, o novo espaço é motivo de união entre professores e alunos. “Estamos muito felizes com esse espaço de convívio em grupo, uma forma de estreitarmos laços de amizade e trocas de ideias”, ressalta Rafael.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
No local aproximado do atual do Cylon havia um quartel antigamente. O limite da cidade, se não me engano, ficava logo atras da Vila Militar.