DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. Tricampeão e em busca de mais, o Timbó Rex está de volta na Conferência Sul

Com elenco reformulado, equipe confia em seu programa para levantar taça

Na temporada passada, timboenses se consagraram como os primeiros a vencerem três Nacionais (Foto Richard Ferrari/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Após o período pandêmico e o retorno da prática do futebol americano no Brasil, o Dinossauro Rubro-Negro voltou a “rugir”. Primeiro tricampeão brasileiro da história da modalidade e atual defensor do título, o Timbó Rex é mais um representante de Santa Catarina na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2023 – o leitor também pode conferir aqui o guia do campeonato.

Além do esquadrão timboense da Região do Vale Europeu, também disputam a competição o Almirantes FA, de Itajaí, o Istepôs FA, de São José, e o União da Serra, que é sediado em Farroupilha. Buscando o topo novamente para seguir dominando o cenário nacional do esporte, os timboenses estão confiantes em projeto para a temporada, apesar de terem sofrido perdas no elenco.

Quem vai parar o T-Rex?

Apesar das perdas no esquadrão, treinador Breno Takahashi acredita no projeto rubro-negro (Foto Richard Ferrari/Divulgação)

O Campeonato Catarinense de Futebol Americano não é realizado desde o ano de 2019 – última temporada antes dos torneios serem paralisados em função da pandemia. Entretanto, para o T-Rex, que já levantou cinco taças estaduais – sendo quatro de forma invicta -, isso não é uma preocupação. Desde antes da suspensão das atividades em território brasileiro as equipes vizinhas tinham dificuldades em bater de frente.

Para 2023, o time de Timbó irá sofrer três desfalques que rumam ao Continente Europeu: os wide receivers Marlos Reis e Fabrízio Nanni, assim como o offensive lineman Eduardo Peters, deixam o Brasil para jogar futebol americano no exterior. Em nota à comunidade, o clube desejou sucesso aos atletas e reforçou o potencial que a equipe tem para auxiliar na evolução de seus integrantes.

O head coach e coordenador ofensivo do Rex, Breno Takahashi, reafirma que “o principal ponto de qualquer projeto esportivo é o treinamento. Ninguém é insubstituível”. Além de expor que o programa dos timboenses “nunca foi construído ao redor de um indivíduo. Ele é reconhecido por formar e desenvolver jogadores”.

Com o ponto mais forte do elenco sendo a preparação, conforme contou o próprio comandante, o T-Rex confia no trabalho feito durante a pré-temporada. “Nosso grupo de 2023 é, sem dúvidas, o grupo mais coeso e unido que tivemos em muito tempo”, concluiu Takahashi, que afirmou esperar que o nível da Liga BFA cresça cada vez mais para elevar o patamar do futebol americano no Brasil.

Lucas Zanon é ex-jogador do Soldiers e, com os santa-marienses conquistou oito títulos, inclusive seis campeonatos gaúchos (Foto Jonas Faria/Divulgação)

Os valores de um Soldado

Campeão brasileiro no ano passado pelo Timbó Rex, o defensive lineman Lucas Zanon é outro rosto conhecido dos santa-marienses amantes de futebol americano. O atleta, além de ser irmão do co-fundador do Soldiers, Vinícius Zanon, vestiu o verde-preto por aproximadamente uma década e foi peça fundamental na conquista de seis títulos estaduais, além da Copa RS de 2016 e da Conferência Sul da Liga Nacional (segunda divisão brasileira, na época) do mesmo ano.

Nas próprias palavras de Zanon, o “Exército” do Coração do Rio Grande o moldou como pessoa, lotou seu guarda-roupa e, em breve, deve ser marcado em sua pele em forma de tatuagem. De acordo com o jogador, as expectativas, misturadas com uma “ansiedade boa”, são sempre de um confronto disputado.

“Eu saí do time para aprender mais sobre a modalidade. Então, eu quero jogar contra o Soldiers e mostrar que eu cresci no futebol americano”, declarou o atleta que, de forma nostálgica, afirma estar feliz de ver onde sua antiga equipe chegou. Nas cinco edições da Conferência Sul da Liga BFA, o Soldiers esteve presente em três – em 2017, 2019 e 2022.

Caminho do Rex para a glória

O clássico inter-regional, entretanto, ficará para o fim do mês de julho, no dia 29. Antes, o Timbó Rex vai encarar o outro gaúcho da chave, União da Serra, no Complexo Esportivo de Timbó, às 17h deste sábado (8). Mais informações sobre a transmissão da partida serão divulgadas em breve.

Ainda nesta primeira etapa, o clube rubro-negro enfrenta o Almirantes FA, no dia 19 de agosto, em Itajaí, e o Istepôs FA, no dia 9 de setembro, em casa. Em caso dos timboenses confirmarem o favoritismo e venceram esta temporada da Liga BFA, serão os primeiros tetracampeões nacionais da história.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo