DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. União da Serra, com apoio da torcida e organizado, vai disputar a Conferência Sul

Com ajuda das “Unietes”, equipe serrana busca ir longe na Liga BFA de 2023

A calma em se estruturar para 2023 foi um dos fatores primordiais do clube para se preparar para a temporada (Foto Reprodução)

Por Pedro Pereira

Paciência, organização e seriedade. O União da Serra, representante da Serra Gaúcha na Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA) de 2023, adotou esses itens no planejamento do clube para esta temporada. Sediado em Farroupilha, o time verde e cinza é, ao lado do Santa Maria Soldiers, um dos representantes do Rio Grande do Sul no Nacional.

Com uma filosofia própria, que promete ser usada de modelo para outras equipes no futuro, um outro compromisso importante em sua agenda e até uma própria torcida organizada, o União apresenta avanços em relação a 2022. Além do guia da competição, o leitor pode conferir como os catarinenses do Almirantes FA, de Itajaí, e do Istepôs FA, de São José, chegam no certame.

Além da Liga BFA, o União da Serra disputa a decisão do título da Taça Brasil, que acontece no fim do mês de julho (Foto Reprodução)

Uma preparação calma para um calendário recheado

Ainda que no Estado seja realizado o Campeonato Gaúcho, assim como no Paraná e diferente de Santa Catarina, que não possui um torneio estadual para chamar de seu, a edição deste ano não contou com a participação do União da Serra. Entretanto, em 2023 a equipe já disputou a semifinal da Taça Brasil em março, contra o Flamengo Imperadores, e se classificou para a grande final após vencer os cariocas por 14 a 9 – a decisão do título será no fim do mês.

Segundo o presidente do clube, Eduardo Ferreira, a maneira que o time irá se organizar daqui pra frente é baseada na calma e com muito planejamento. O head coach dos serranos, Juliano Tegner, o Zaca, afirma que não disputar o Gauchão e poder focar somente na Taça e na Liga BFA “foi a atitude correta a ser tomada pensando em manter uma estrutura e o alto rendimento da equipe”.

Para o treinador, os elencos de futebol americano não conseguem fazer uma boa temporada jogando de janeiro a dezembro em alto nível. “Esse é o futuro”, declarou o comandante em relação ao modelo de gerenciamento do calendário competitivo utilizado pelo União. Além deste maior tempo de preparação, cerca de dez novos jogadores, entre eles veteranos no cenário nacional e outros de origem norte-americana, foram anunciados pelo time.

Na Conferência Sul passada, o União da Serra ficou a uma posição da classificação para o wild card (repescagem). Neste ano, com o objetivo de chegar longe no torneio, o técnico do esquadrão farroupilhense garante que cada confronto será tratado como uma decisão de título. “Toda jogada conta e cada pontuação a favor ou contra é de extrema importância. Não importa o que aconteça, devemos sempre dar o nosso melhor em cada jogo”, declarou o treinador, que define o futebol americano da Região Sul do Brasil muito forte.

Nos jogos em casa e fora, desde que não muito longe, as “Unietes” são as torcedoras oficiais do time (Foto GL Fotografia/Divulgação)

Viciadas em “fazer o U”

Embora criada há mais de um ano, a torcida organizada começou a fazer barulho recentemente. Para a Liga BFA de 2023, o clube da Serra Gaúcha contará com um “12º” jogador – ou melhor, um grupo de “jogadoras” – ao seu lado. Conhecidas como “Unietes”, as torcedoras oficiais do União da Serra prometem apoiar o time verde e cinza e, como diz o lema dos farroupilhenses, “fazer o U”.

De acordo com Fernanda Andreis, uma das idealizadoras da torcida organizada, o coletivo é formado por namoradas, primas, noivas, esposas e parentes em geral dos jogadores do time gaúcho que se uniram para torcer a favor do União. “Quando é em casa, vamos em todos os jogos. Quando é fora, organizamos um transporte e vamos. Agora, quando é muito longe, não vamos, mas não deixamos de nos encontrarmos para apoiar os jogadores”, contou a “uniete”.

Para Fernanda, a expectativa quanto ao desempenho da equipe de Farroupilha na Conferência Sul é grande, embora entenda que o clube não terá vida fácil. “O União é um time que está deixando muita gente de queixo caído, vai impressionar durante a Liga BFA. Confio muito nos jogadores e sei que vão dar o melhor que têm a oferecer”, declarou a torcedora.

União da Serra na luta

Tanto as Unietes quanto os demais torcedores dos serranos deverão esperar para ver a equipe atuar em casa. O primeiro compromisso do União da Serra pelo Regional é no sábado (8), contra o Timbó Rex, no Complexo Esportivo de Timbó, em Santa Catarina. A partida está prevista para começar às 17h.

Em 19 de agosto, o clube farroupilhense enfrenta o Santa Maria Soldiers pelo derby gaúcho da competição, em Caxias do Sul – onde irão sediar os jogos da Liga BFA deste ano. Depois, no dia 9 de setembro, o elenco verde e cinza recebe o Almirantes FA e, em 23 do mesmo mês, o adversário é o Istepôs FA, fora de casa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo