Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Um mês após ser nomeada, reuniu-se, semana passada, a nova Comissão Provisória do PDT de Santa Maria, liderada pelo ex-reitor da UFSM, Paulo Burmann.
– Os detalhes tão amplos quanto possível, você pode encontrar na nota PUBLICADA pelo presidente em sua página no Facebook.
– Quanto a este escriba, duas observações se impõem. Uma delas é a questão financeira da sigla. Que, de pronto, não há condições de dizer se é muito ou pouco.
– Cada um que tire sua conclusão do relato feito pelo próprio Burmann: “a princípio tem saldo devedor de aproximadamente R$ 15.000,00 e que vem sendo analisado pela comissão para providenciar seu saneamento.”
– A outra observação: aparentemente, apenas dois dos três grupos em que se dividiu o partido, para nomear os integrantes da Comissão Provisória, compareceram ao encontro, no Plenarinho da Câmara.
– Entre os ausentes ilustres, pelo menos não foi citado na nota, esteva o ex-presidente municipal, Marcelo Bisogno. Isso pode dizer muita coisa. Ou nada.
– Enquanto isso, o MDB talvez produza um dos temas mais quentes da semana que está começando. Sim, seu Diretório se reúne na noite desta segunda, na Câmara.
– Ainda que se tenham dado cinco assuntos para discutir, como você leu AQUI no sábado, o fato é que o tema principal, senão único, deve ser mesmo a candidatura (ou não) de Beto Fantinel à Prefeitura.
– Tem gente pê da vida com as manifestações de carinho explícito, e até “exagerada cortesia” com o governo municipal.
– Há até quem imagine estarem adiantadas as conversas, embora não seja nada disso que o editor escreveu no sábado, na Coluna que assina no Diário de Santa Maria.
– Relembrando, foi publicada nota a propósito do encontro, em café da manhã, de emedebistas ilustres, como Beto Fantinel e vice-governador Gabriel Souza, com prefeito Jorge Pozzobom e vice Rodrigo Decimo.
– O encontro foi ocasional e, quem quiser a explicação, basta ler o texto disponivel também na versão online do Diário.
– De todo modo, a questão eleitoral, com ou sem candidatura própria, e outros encaminhamentos, devem esquentar o encontro emedebista que abre a semana.
– Um entra. No caso, o presidente municipal do PT, Sidinei Cardoso Pereira, que deve mesmo, são todos os indícios, encarar uma eleição como candidato a vereador, após mais de duas décadas de militância.
– Outro não. Aqui se trata de Mauro Bakof, depois de um punhado de anos como presidente do PP, e outro tanto como filiado ativo. Ele pretendia concorrer à Câmara. Ao que parece, o desejo refluiu.
– Atenção: pelo menos neste final de semana, até o momento em que este espaço é fechado, não apareceu foto alguma reunindo José Farret e líderes do PT. Se ocorreu depois, o escriba se desculpa.
– Para fechar: o editor ouviu, de importante “influencer” emedebista, no final de semana, literalmente: “o Beto (Fantinel) quer, sim, ser candidato a prefeito. Mas tem gente que já foi, e não quer que ele seja, pois ficaria ainda mais grandão no partido”. Precisa traduzir?
Carinho explicito, exagerada cortesia. Promiscuidade politica isto sim. Gnomo faz parte de um governo eleito graças ao PT e paga pau para outro governo idem. Gnomo pensa na propria carreira e não no partido do qual faz parte. Que colha o que está plantando. Beto Sonrisol, o sempre efervescente, idem. Pé da vida? Minhas fichas estão no Tobias.
Prefeito do Recanto é o Roberto Argenta. Que já foi prefeito de Igrejinha e deputado federal.
PDT virou um puxadinho do PT faz tempo. Dinheiro não deve ser problema. Alas, Burmann liquida a fatura com o 13ª.
Prefeito do Recanto ou prefeito do Polêsine?