CIDADE. Calourada de Inverno: operação integrada dos órgãos de segurança pública é alinhada
Evento ocorre entre segunda (7) e quinta-feira (10), na Gare
Por Lenon de Paula / Prefeitura de Santa Maria
Os últimos alinhamentos para a Calourada de Inverno estão sendo definidos para que os calouros possam festejar com tranquilidade e segurança. Na tarde de sexta-feira (4), foi realizada uma reunião entre representantes dos órgãos de segurança pública no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp). Na ocasião, foram discutidas a dinâmica operacional da segurança do evento, as diretrizes de revista do público, os horários de instalação da infraestrutura de cada órgão na Gare, e demais detalhes pertinentes à segurança na totalidade.
A segunda edição da Calourada vai ocorrer na Gare nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto. Veja o mapa do evento. A programação oficial você pode conferir aqui. Informações sobre linhas de ônibus, alimentação e serviços você pode conferir aqui.
“Atuamos na Calourada desde 2017, e ver este evento se tornar em um evento do Município é uma grande satisfação nossa, com o prefeito Jorge Pozzobom, que comprou esta ideia com o vice-prefeito Rodrigo Decimo, que coordena a proposta do Distrito Criativo Centro-Gare. Nosso planejamento para esta Calourada de Inverno começou há dois meses, a partir de uma ação integrada de diversas secretarias da Prefeitura. Estamos muito empolgados para este novo evento. Contamos com a colaboração de todos os órgãos de segurança pública, que é fundamental. O que a gente quer é uma Calourada Segura”, considera o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.
Na Gare, entre o viaduto e a praça de alimentação, três áreas foram reservadas para as forças de segurança estabelecerem suas viaturas e efetivo. Além disso, dois pontos de observação serão instalados nas extremidades da área coberta, onde haverá maior concentração de público. Estes pontos servirão para que agentes de segurança possam fazer o acompanhamento visual do evento na área de maior aglomeração.
O videomonitoramento também foi reforçado. No total, 14 câmeras de vigilância foram instaladas e as imagens serão monitoradas em tempo real no Ciosp por dois operadores dedicados exclusivamente ao acompanhamento do evento. Estes, por sua vez, estarão em contato direto com os agentes que estarão na Gare. Também serão empregados drones do Ciosp e da Brigada Militar.
Entrada do evento
O ingresso de pessoas no evento ocorre em duas triagens: a primeira com uma revista geral para identificar os itens levados por cada indivíduo, e a segunda para fazer uma busca pessoal com detectores de metais.
Será permitido a entrada de:
- coolers, caixas térmicas ou sacolas térmicas
- bebidas somente em garrafas de plástico ou latas.
Não será autorizado o ingresso na Gare com:
- garrafas de vidro
- guarda-chuva
- qualquer item ilícito,
- armas
- qualquer objeto sólido, ou cortante que possa representar risco
“A gente recomenda que o público não leve objetos ilícitos ou contundentes, pois teremos uma grande concentração de agentes de segurança lá, observando e fazendo o acompanhamento do evento. Teremos uma grande operação integrada, onde cada órgão vai atuar na sua respectiva área, para promovermos um evento seguro”, explica o superintendente do Ciosp, Sandro Nunes.
Operação integrada
A Guarda Municipal será responsável por fazer a revista do público na entrada do evento, que será no acesso pela Avenida Rio Branco, na lateral da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI). Serão seis pontos de revista na entrada. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMT) farão o monitoramento do trânsito nos arredores do acesso à Gare e nos pontos onde estão previstos bloqueios.
A Brigada Militar estará atuando com o policiamento ostensivo empregando o efetivo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) e do 2º Batalhão de Polícia de Choque, incluindo o efetivo administrativo. Para garantir a segurança da dispersão do público no centro e adjacências, o efetivo policial também permanecerá em função da segurança e monitoramento após o final de cada noite da Calourada de Inverno. A Polícia Civil estará presente com a Delegacia Móvel, que servirá para facilitar o atendimento e o registro de ocorrências. Também atuarão na Calourada agentes do setor de inteligência da corporação.
A Polícia Penal, por meio da 2ª Delegacia Penitenciária Regional, irá apoiar o evento cedendo os aparelhos detectores de metais que serão utilizados na revista do público, e agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) da instituição. O órgão também é responsável pela delimitação da zona de exclusão, que compreende a Gare e arredores. Caso algum apenado que seja monitorado por tornozeleira eletrônica se aproxime do local, a Polícia Penal é alertada para que seja feita uma averiguação. A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também destinarão agentes para a segurança da Calourada.
Calourada
A primeira edição da Calourada, realizada de 20 a 23 de março, foi um grande sucesso, reunindo mais de 60 mil pessoas durante os quatro dias de realização na Gare. A recepção aos calouros das instituições de Ensino Superior trouxe nomes como Sandro & Cícero, Rennan da Penha e Comunidade Nin-Jitsu para animar o público em uma grande estrutura com banheiros e bares.
Para celebrar o início do segundo semestre letivo nas universidades, a segunda edição da Calourada ocorre na Gare nos dias 7, 8, 9 e 10 de agosto. O evento é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, Diretório Central dos Estudantes, Liga Interatléticas de Santa Maria e Conselho Municipal de Política Cultural.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.