Por Guto Guterres / Da Secretaria de Comunicação da Presidência da República
A retomada da expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual os Institutos Federais fazem parte, está no Plano de ação do governo Lula 3. O objetivo do governo federal é melhorar e modernizar a infraestrutura das unidades existentes e criar novos campi para ampliar o número de vagas na rede.
Com a confirmação de que estes investimentos estarão contemplados no Novo PAC, o Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, realizou reunião com o Deputado Estadual Valdeci Oliveira, com a Reitora do IFFar, Nídia Heringer, com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do MEC, Getúlio Ferreira e o Assessor Especial da SETEC, Felipe de Angelis, para tratar da implantação de novas unidades e a modernização da estrutura física das escolas existentes.
O encontro, que ocorreu no Palácio Do Planalto serviu para alinhar uma linha de trabalho entre a reitoria do IFFar e a SETEC, secretaria do MEC responsável pela execução do projeto de expansão da rede de educação profissional. “Temos uma grande demanda de vagas na área atendida pelo IFFar, o que nos faz procurarmos o MEC para que possamos apresentar o projeto de criação e modernização dos campi a fim de suprir a demanda da comunidade implementando um ensino público e de qualidade para qualificar a mão de obra dos jovens da região”, destacou a Reitora Nídia Heringer.
O Deputado estadual Valdeci Oliveira destacou o fato da região necessitar de novos investimentos em educação, a fim de formar uma mão de obra qualificada sendo possível atrair novos investimentos para as cidades onde os novos Campi serão instalados.
“O presidente Lula defende a educação pública como o principal meio para transformar a vida das pessoas. O investimento expressivo que será feito no país para a ampliação e construção de novas unidades de ensino é um reflexo deste pensamento. A reconstrução e transformação do Brasil passa diretamente pela qualificação da juventude que representa o nosso futuro”, destacou o Ministro Paulo Pimenta.
‘[…] formar uma mão de obra qualificada sendo possível atrair novos investimentos para as cidades onde os novos Campi serão instalados.’ Asneira. Vide Santa Maria. O fator de produção mais fácil de deslocar é a mão-de-obra. Esta gente não tem a menor idéia do que está fazendo. É tudo na base da ‘vontade politica’.