DestaqueEsporte

ESPORTE. Técnico da UFSM Futsal: torcedor “pode esperar bastante empenho e dedicação da equipe”

Time da Federal enfrenta o vice-líder SER Santiago nas quartas da Série Ouro

Por Pedro Pereira

Para o treinador Gabriel Pranke (de preto, orientando os atletas), a 1ª colocação da Série Ouro do ano passado não pesou na campanha de 2023 (Foto UFSM Futsal/Divulgação)

Com o término da partida entre UFSM Futsal e a atual campeã ABF, no dia 16 de setembro, os guris da Federal descobriram que o primeiro rival no mata-mata do Campeonato Gaúcho – Série Ouro seria a SER Santiago. Na tabela final, a equipe de Santa Maria acabou na 7ª colocação, com 18 pontos, enquanto o oponente ficou com a vice-liderança, com 31 pontos.

No encontro entre os clubes pela 10ª rodada da primeira divisão estadual deste ano, o esquadrão da Universidade acabou derrotado pelo placar de 4 a 3 contra dos santiaguenses. Na história, ainda acumula outros dois resultados ruins diante do rival, ambos da Série Bronze de 2017: 5 a 2 na sexta rodada, fora, e 4 a 1 pela 15ª rodada, em casa.

Os confrontos das quartas de final entre UFSM Futsal e SER Santiago estão previstos para serem realizados nos dias 7 de outubro, no Centro Desportivo Municipal (CDM), e no dia 21 de outubro, no mando de quadra da equipe adversária. Isso se dá uma vez que a equipe melhor colocada na primeira etapa tem a oportunidade de decidir o resultado em casa.

Em 2022, os guris da Federal terminaram a fase de grupos na liderança isolada do torneio e, no mata-mata, deram adeus à Série Ouro após uma derrota controversa contra a vice-campeã BGF, de Bento Gonçalves, pelas semifinais. O treinador do time de Santa Maria, Gabriel Pranke, conversou com o Site sobre a campanha do elenco nesta temporada, a preparação para a próxima partida e as expectativas para o restante do Estadual. Confira o que ele disse:

Site. Qual foi o maior desafio da UFSM Futsal até aqui?

Gabriel Pranke. Os adversários mais qualificados, diferente do que nós estávamos acostumados a enfrentar, e também os jogos fora de casa. Foram todos muito difíceis e isso dificultou a gente na questão de conquistar pontos fora de casa. Acho que esses foram desafios bem complexos e que nós precisamos resolver nessa temporada.

Site. Como você define o desempenho do time na fase de grupos da Série Ouro?

GP. O nosso desempenho está e foi um pouco abaixo do que esperávamos na temporada. Nós queríamos, para além de resultados bons, um desempenho melhor para tentarmos conseguir mais pontos na competição, mas isso não foi possível. A gente acredita que faltaram algumas questões em alguns jogos importantes. Perdemos pontos em casa que definem nós termos ficado um pouco abaixo do que projetamos, que era a classificação entre os quatro primeiros colocados.

Site. A questão de, em 2022, a UFSM Futsal ter sido a líder isolada pesou para a campanha desta temporada?

GP. Não acho que o fato de que em 2022 tenhamos tido um desempenho e uma pontuação melhor tenha influenciado nessa temporada. A gente sabia que 2023 seria bem diferente de 2022 em função das equipes e, também, dos confrontos. Como a competição é em turno único, os jogos em casa e fora de casa acontecem somente uma vez e isso influencia muito. Depois que saiu a tabela de 2023, sabíamos que teríamos bastante dificuldade de repetir uma campanha como aquela e, obviamente, a presença de de equipes com maior poderio ofensivo e organização dificulta a competição. A prova disso é que as duas primeiras classificadas da primeira fase são duas equipes que subiram da Série Prata para a Série Ouro.

Site. O primeiro oponente do mata-mata da Série Ouro será a SER Santiago. Como está a preparação?

GP. A preparação para esse confronto vai ter que ser bem detalhista, bem pensada e bem organizada. Já fizemos reuniões com a comissão técnica e conversamos com parte do grupo de jogadores. Ainda vamos conversar com os outros para explicar e alinhar bem o que vai acontecer nesse resto de temporada. A gente projeta muita dificuldade contra a SER Santiago em função de ser uma equipe bastante forte, com jogadores de nível nacional e que já foram para a Seleção Brasileira. Sabemos que vai ser bastante complexo e difícil alcançar a classificação, mas estamos focados nisso. Acreditamos que é possível. Precisamos fazer dois jogos perfeitos contra Santiago e imaginamos que as semanas de treinamento tem que ser bem aproveitadas para que nosso desempenho evolua e a gente consiga alcançar esse resultado, mesmo sabendo da dificuldade. Estamos trabalhando bastante e vai ser muito em trabalho na quadra, na conversa com os atletas e outras coisas específicas que vão ser necessárias para um confronto que nem esse.

Site. O que o torcedor pode esperar da UFSM Futsal para o restante da competição?

GP. O torcedor pode esperar bastante empenho e dedicação da equipe. Ao mesmo tempo que é muito difícil, a gente tá bastante feliz por oportunizar pro público de Santa Maria um confronto contra um time de alta qualidade. Com certeza é um evento importante, em que esperamos que todo torcedor da UFSM se faça presente e nos apoie, porque esse primeiro jogo em casa vai ser muito importante.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo