LUNETA ELETRÔNICA. Acordos dos estados do Sul e Sudeste, falta de sangue no hemocentro, lavouras…
Na UFSM, professor faz palestra na China e a campanha de doações de tênis
Por Paulo André Dutra
* Estoques de sangue em nível crítico no Hemocentro Regional de Santa Maria, principalmente nos tipos sanguíneos O- e A-.
* Durante a semana o órgão reforçou o alerta, pela imprensa ou através de contato direto com os doadores. A solicitação é de comparecimento o quanto antes.
* O Hemocentro fica na Alameda Santiago do Chile, 1-59, Bairro Nossa Senhora das Dores, com expediente das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Mais informações pelo número (55) 98428-8274.
* Plantar 100 milhões de mudas de espécies nativas nas regiões Sul e Sudeste até 2026 é a meta do Tratado da Mata Atlântica, plano conjunto firmado entre os sete governadores que compõem o Consórcio de Integração Sul-Sudeste.
* O acordo prevê a restauração do bioma em uma área total de 90 mil hectares, levando em conta as particularidades de cada estado.
* Em outro documento, a Carta de São Paulo, os governadores reforçam a construção de políticas que promovem a melhoria da qualidade de vida da população, a geração de emprego e renda, o desenvolvimento sustentável, o combate às desigualdades sociais e ambientais e o incremento da qualidade dos serviços públicos.
* No intervalo entre uma chuvarada e outra, foi iniciada a semeadura das culturas de verão na região.
* Tupanciretã, Santa Maria e municípios do vale do Jaguari já começaram o plantio da soja, com área perto de 1%, e deve se intensificar mais para o final de outubro. A janela de plantio vai até janeiro.
* A área plantada deve superar 1 milhão de hectares na safra 2023/2024, com expectativa de produtividade média é de 3.269 Kg/ha.
* Mais adiantada, o plantio de milho chega a 40%. Segundo o Informativo Conjuntural semanal da Emater, a intenção de plantio para grão é de 49 mil hectares e de silagem se aproxima dos 10 mil hectares.
* As enchentes trouxeram dificuldade de preparo de solo adequado nas lavouras de arroz, que já tiveram plantados 25% dos 121 mil hectares previstos para a regional de Santa Maria na Emater.
* Produção de alimentos com redução dos impactos ambientes foi o tema da palestra do professor do Departamento de Fitotecnia da UFSM Alencar Zanon em simpósio realizado pela Huazhong Agricultural University, em Wuhan, na China.
* Em sua participação, tratou da quebra de produtividade (“yeald gap”) das lavouras de arroz e soja no Brasil e falou sobre qual o caminho para conciliar a produção com cuidado ambiental.
* Durante os meses de outubro e novembro, o Centro de Educação Física da UFSM promove uma campanha social de doação de tênis novos ou usados, para destinar a alunos das escolas da periferia de Santa Maria.
* A campanha, nascida durante o Festival de Atletismo, recebe tênis de todos os tamanhos, usados ou novos. Confira os locais de arrecadação AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.