Por Pedro Pereira / Com informações da assessoria da UFSM Futsal e da FGFS
Neste sábado (28), a divisão sub-20 da UFSM Futsal vai ao município de Sananduva, localizado na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, disputar a primeira etapa do campeonato estadual masculino da categoria. Nesta rodada, os guris da Federal enfrentam o Passo Fundo, às 8h30min, e o time da casa, às 12h, no Centro Esportivo Municipal Victor Camozzato.
O torneio tem chancela da Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) e está sendo realizado pela segunda vez no Estado. Na edição do ano passado, a equipe da Universidade alcançou o 2º lugar após ser derrotada por 7 a 0 pelos próprios sananduvenses, na decisão do título. Esta foi a primeira aparição de um elenco dos representantes de Santa Maria em uma grande final na história do clube.
Antes na categoria, a UFSM Futsal disputou a Liga Gaúcha Sub-20 na temporada de 2019. Esta competição, contudo, foi organizada pela Liga Gaúcha de Futsal e não pela FGFS. No campeonato, os santa-marienses enfrentaram times tradicionais como o Atlântico, de Erechim, e acabaram na 6ª colocação. A vencedora foi a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF).
O auxiliar técnico do esquadrão adulto da Universidade, que deu adeus ao Campeonato Gaúcho – Série Ouro no último sábado (21), Felipe Super, será o treinador dos jovens guris da Federal no Estadual que começa neste fim de semana. A relação do comandante com a equipe começou na Série Bronze de 2016, quando atuou como goleiro – posição em que ficou até 2017.
Depois, ele saiu do time universitário para se aventurar em outros clubes até 2021, temporada em que voltou à UFSM para exercer a função que ocupa até os dias de hoje – além de, no ano passado, já ter liderado os santa-marienses no torneio sub-20 do Rio Grande do Sul. O técnico revela que o elenco que vai disputar o certame está “praticamente definido”.
“Na equipe, estão atletas que estão treinando com o ‘adulto’ desde a pré-temporada e algumas indicações que analisamos em um jogo-treino de acordo com as necessidades do grupo”. O técnico revela que os novos jogadores serão submetidos a atividades específicas para que acompanhem o restante do plantel.
Super define os atuais campeões, que irão mandar a primeira etapa do Estadual deste ano e enfrentarão os guris da Federal na rodada de estreia, como “muito qualificados”. Entretanto, ele conta que, em 2022, o esquadrão teve dificuldades com seu nível de jogo visto que sofreram com lesões de atletas importantes durante a competição.
Apesar disso, o treinador vê evolução da temporada passada para esta: “vamos mais preparados”, afirmou. Para ele, o alto nível dos adversários será o maior desafio da UFSM Futsal no campeonato. “A maioria das equipes tem atletas da categoria sub-20 com larga experiência no futsal adulto”. Contudo, em função da rodagem que parte do elenco santa-mariense teve na Série Ouro, Super acredita que o time não deve ficar para trás.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.