Por Maiquel Rosauro
Todo santa-mariense que está longe da terra de Imembuí sabe a dificuldade de encontrar algum “xis” tão saboroso quanto aqueles oferecidos em cada bairro de Santa Maria. O principal lanche do município, contudo, não ficará relegado apenas ao saudosismo de quem está distante.
O presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro (PSDB), protocolou o Projeto de Lei 9715/2023, que denomina Santa Maria como “Cidade do Xis”. Porém, o reconhecimento chega com mais de uma década de atraso.
Há 12 anos, quando o então prefeito Cezar Schirmer (MDB) apresentou o Decreto Municipal 53/2011, que regulamenta a qualificação do serviço de lanches rápidos nas vias públicas, a iniciativa ficou conhecida como “Decreto Santa Maria Cidade do Xis“. O reconhecimento popular foi imediato, mas em se tratando de legislação o tema não avançou. O Site não localizou nenhuma lei municipal que faça referência ao prato.
Enquanto isso, em dezembro de 2015, Canoas passou à frente de Santa Maria quando a Câmara de Vereadores local aprovou um projeto de lei que reconhece o município da região Metropolitana como Cidade Referência do Típico Xis Gaúcho. A matéria foi sancionada na forma da Lei Municipal 5990/2016. A mesma legislação criou o Dia Municipal do Xis, comemorado em 28 de maio, e ainda institui o Festival do Xis, a ser realizado por empresas de lanches.
“O típico “Xis” Gaúcho é o nome que se dá ao lanche composto de carne, que pode ser de diversas origens, como bovina, suína, entre outras, servido entre duas fatias de pão, com os mais diversos complementos e com o tamanho diferenciado, maior que os demais hambúrgueres do país”, determina a lei canoense.
A proposta protocolada por Givago, na terça-feira (7), considera que o xis é o “lanche servido entre duas fatias de pão redondas, recheadas com variedades de carnes, saladas, condimentos e outros complementos especiais”.
O projeto do tucano ainda institui o Festival do Xis de Santa Maria, a ser realizado anualmente na segunda quinzena de novembro, já sendo inserido no Calendário Oficial do Município. A primeira edição do evento será realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, na Vila Belga.
“Inclusive um fenômeno comum, mas interessante, é que muitos daqueles que viveram em Santa Maria em algum período para estudar ou trabalhar, quando retornam fazem questão de matar a saudade do “Xis de Santa Maria”. Veja-se que se trata de uma memória afetiva que ultrapassa as fronteiras do município, sendo uma referência nacional”, diz Givago na Justificativa do projeto.
Para que se torne lei, a proposta precisa ser aprovada pelos parlamentares e sancionada pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Bobagem. O importante é saber qual o melhor xis da cidade. Depois que o hamburguer artesanal chegou as coisas mudaram. Pouco tem a ver com ‘gastronomia’ também. Para entrar nesta categoria a comida de rua tem que ser mais elaborada.