LUNETA ELETRÔNICA. PPP das escolas estaduais, o feirão de empregos e animais no transporte coletivo
Levantamento da safra de grãos aponta para segundo maior volume da história
Por Paulo André Dutra
* Oito escolas estaduais de Santa Maria foram selecionadas para o programa RS Seguro, iniciativa do Governo Leite que pretende qualificar a estrutura das instituições a partir de parceria público-privada.
* Cícero Barreto, Marechal Rondon, Dom Antônio Reis, Maria Rocha, Santa Marta, Olavo Bilac, Padre Caetano e General Gomes Carneiro estão na lista de 100 escolas em 15 municípios.
* “Temos que repensar nossas escolas, começando pelas estruturas físicas existentes. Ir além do atendimento básico. Oferecer espaços mais atraentes e interessantes, que sejam referências para as comunidades”, disse o governador em reunião para definir as premissas do projeto.
* A PPP pretende atuar na conservação e manutenção predial, conectividade, zeladoria, higiene e limpeza, segurança e vigilância, jardinagem, controle de pragas, fornecimento de utilidades, gestão de resíduos sólidos e fornecimento de mobiliário e equipamentos.
* Há garantia de que não haverá interferência na parte pedagógica.
* Mais de mil currículos foram entregues nesta quinta-feira (9) no feirão do programa Emprega Santa Maria realizado no CDM.
* Ao todo, foram ofertadas 329 vagas distribuídas em 22 empresas de Santa Maria e de outras cidades gaúchas. Cerca de 500 pessoas circularam no local.
* Seminário dos 20 anos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) marca o início do Novembro Negro da UFSM.
* Na segunda-feira (13), às 19h, no auditório do CCSH, será realizado o seminário “Os 20 anos do Neabi e a luta pela Lei 10.639/03”.
* No domingo (19), ocorre o “Viva o Campus Negro”, e no dia 29 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções, será realizada homenagem ao Patrono do Mês da Consciência Negra da UFSM, que este ano será Ney D’Ogum.
* Agora, animais de pequeno e médio porte podem ser transportados nos veículos de transporte coletivo em Santa Maria.
* Aprovado na Câmara de Vereadores, projeto de autoria do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos), com colaboração de Manoel Badke (UB) e Bolinha (MDB), virou lei com a sanção pelo prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) nesta quarta-feira (8).
* O texto altera o inciso IV do art. 82 da Lei Complementar nº 92, de 24 de fevereiro de 2012, que consolida a legislação relativa ao Código de Posturas do Município.
* Diminuiu a projeção para a safra de grãos no país no ciclo 2023/2024. O segundo levantamento da Conab foi divulgado nesta quinta-feira (9).
* A produção brasileira de grãos deverá atingir 316,7 milhões de toneladas, volume 1,5% ou 4,7 milhões de toneladas abaixo do obtido em 2022/23. O primeiro levantamento, divulgado em 10/10, indicava 317,5 milhões de toneladas.
* O percentual de área semeada apresenta-se aquém do observado no mesmo período da safra anterior, influenciado pelo excesso de chuva no Sul e Sudeste e pouca precipitação no Centro-Oeste.
* No entanto, a área cultivada deve aumentar 0,5%, chegando a 78,9 milhões de hectares.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.