Artigos

‘Novembro Azul’, o autocuidado e males evitáveis – por Roberto Fantinel

“Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo...”

Estamos no mês de novembro, conhecido como novembro azul, mês dedicado aos cuidados com a saúde do homem. Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’ com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre o público masculino brasileiro depois do câncer de pele, mas a verdade é que a saúde do homem engloba muitas outras questões.

Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo mostra que 70% das pessoas do sexo masculino que procuram um consultório médico tiveram a influência da mulher ou dos filhos. A adoção de hábitos saudáveis, a prática de atividade física regular, a alimentação balanceada e o uso moderado de bebidas alcoólicas são cruciais para diminuir agravos evitáveis.

Curiosamente, aqui no Rio Grande do Sul, os óbitos no trânsito, por exemplo, representam a segunda causa de morte entre as causas externas e as taxas de mortalidade. Outro índice alto é o dos acidentes de trânsito envolvendo homens. Do total de óbitos no trânsito registrados no estado, quase 80% são com condutores ou passageiros do sexo masculino. E grande parte destas mortes são evitáveis, pois estão ligadas ao consumo de bebidas alcoólicas. 

Além disso, o consumo excessivo de álcool pode trazer prejuízos instantâneos à saúde assim como a longo prazo. Isso porque o álcool afeta diversos órgãos e funções do organismo, como o fígado, a imunidade e a pele.

Mas, diferente do consumo excessivo de álcool que provoca diurese, fazendo com que a pessoa sinta vontade frequente de urinar, homens com mais de 50 anos devem ir ao médico para investigar sintomas de problemas na próstata, como dificuldade para urinar, jato urinário fraco ou sensação de esvaziamento incompleto da bexiga.

Vale lembrar que o câncer de próstata é considerado de terceira idade, já que ¾ dos casos acontecem a partir dos 65 anos, igualmente, é importante salientar o óbvio, álcool e direção não combinam.

Assim como, aferir a pressão com frequência e acompanhar as taxas de colesterol são importantes para evitar doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão, beber moderadamente e frequentar o médico regularmente, são atitudes simples que podem aumentar a longevidade e salvar vidas.

Afinal, os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Por isso o Ministério da Saúde implementou, há quase 15 anos a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, com o objetivo de promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade singular masculina e proporcionem um melhor acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

É preciso chamar atenção para o autocuidado. Não só no mês de novembro, onde o foco é o câncer de próstata, mas todos os dias. Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e quebrar o tabu de visitar o seu médico pode mudar o futuro.

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual licenciado pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Foi presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e é o atual secretário estadual de Assistência Social. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo