LUNETA ELETRÔNICA. Santa Summit com mais de mil inscritos, RS no Brasil Sem Fome, dívidas e o Refis SM
Ainda: Simpósio Interdisciplinar Farroupilha e Progredir Geoparque em Faxinal
Por Paulo André Dutra
* O Santa Summit começou na manhã desta sexta-feira (24) superando as expectativas de inscritos: mais de mil pessoas participando da programação que busca posicionar o Município como um polo de educação, inovação e empreendedorismo.
* O evento trata de diversas temáticas com base em cinco pilares: Educação, Inovação, Empreendedorismo, Negócios e Sustentabilidade.
* Por meio desses eixos, as trilhas de aprendizado percorrem conteúdos como cidades empreendedoras, edtechs e startups, marketing e vendas e negócios e varejo, por exemplo.
* Além das palestras, acontece feira de negócios e expositores em quatro andares e mais de 20 salas do Mercado da Vila Belga. Confira a programação.
* No primeiro mês de operação do Programa de Recuperação Fiscal de Santa Maria (Refis SM), foram negociados mais de R$ 9 milhões em dívidas, com mais de 3,7 mil contribuintes atendidos.
* O programa teve início no dia 23 de outubro e segue até o dia 22 de dezembro, oportunizando aos contribuintes a regularização de dívidas com o Município decorrentes de débitos do sujeito passivo, pessoa física ou jurídica, de créditos municipais, ajuizados ou não, com exigibilidade suspensa ou não.
* Dentre as vantagens do Refis SM, estão a anistia de 100% das multas e dos juros moratórios de dívidas de qualquer valor para quem optar pelo pagamento à vista. Saiba mais AQUI.
* Em cerimônia durante a manhã desta sexta-feira, o governador Eduardo Leite assinou a adesão do Estado ao Plano Brasil Sem Fome.
* Durante a cerimônia, que foi realizada em Porto Alegre, durante o Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Assistência Social (Fonseas), o ministro anunciou o repasse de R$ 104 milhões em recursos voltados para a área social do Estado.
* O Brasil Sem Fome foi instituído em agosto deste ano e tem como principal objetivo erradicar a fome e reduzir progressivamente a população afetada pela insegurança alimentar.
* Santa Maria recebe no próximo dia 2 de dezembro a 10ª edição do Simpósio Interdisciplinar Farroupilha (SIF).
* Promovido pelo Clube Farroupilha, instituição sem fins lucrativos formada por universitários da região, vai fazer uma retrospectiva dos acontecimentos que marcaram a política brasileira na última década.
* O SIF aborda temas relacionados à política, economia e sociedade, sob uma perspectiva favorável ao livre mercado.
* Encerrando os cursos promovidos pelo Progredir Geoparque Quarta Colônia em Faxinal do Soturno, aconteceu na noite de quinta-feira (23) a entrega de certificados a 85 estudantes em três cursos.
* Desenvolvido pela UFSM e os CRAS dos nove municípios do território com financiamento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o Progredir se encerra em dezembro.
* Apenas em Faxinal do Soturno, promoveu, em dois anos, 544 horas de formação, divididas em 13 cursos com mais de 500 participantes inscritos – representando, aproximadamente, 8% da população local.
Santa Maria não tem prefeito, tem ‘promoter’. Só eventos, estatisticas furadas e conversa fiada. Não é bom, mas não chega a ser péssimo.