Por Maiquel Rosauro
O Poder Legislativo de Santa Maria realiza, na manhã desta quarta-feira (3), a partir das 10h, a primeira reunião da Comissão Representativa de 2024 durante o período de recesso parlamentar. O encontro contará com a presença do presidente Manoel Badke – Maneco (UB) e, pelo menos, um vereador por bancada. O destaque será a posse de dois suplentes.
Zaloar Soares (PP), primeiro suplente do Progressistas, assumirá uma vaga no Parlamento no lugar de Pablo Pacheco (PP). Soares deverá atuar na Casa por até 15 dias, enquanto o titular se ausentar para resolver questões particulares.
No pleito de 2020, Soares recebeu 1.126 votos, apenas três a menos do que Roberta Pereira Leitão (PP), que acabou assumindo a quarta última vaga do PP no Parlamento. Naquele ano, a legenda elegeu Pacheco com 2.375 votos; Anita Costa Beber, 1.320 votos e João Ricardo Vargas, 1.315 votos.
Considerando todos os candidatos, Soares foi o 22º postulante a vereador de Santa Maria que mais votos recebeu naquele pleito.
PCdoB
Quem também toma posse na reunião desta quarta é o segundo suplente do PCdoB Augusto Panzenhagen, que em 2020 recebeu 402 votos. Ele foi o 101º candidato ao Legislativo santa-mariense que mais recebeu votos naquela eleição. No total, 340 pessoas se apresentaram como postulantes ao Parlamento há quatro anos.
Panzenhagen assume no lugar do titular Werner Rempel (PCdoB), que em 2020 recebeu 2.604 votos, sendo o quarto mais votado daquele pleito. Em março, Rempel deve se licenciar mais uma vez, abrindo espaço para que a professora Maria Rita Py Dutra (PCdoB), a sétima mais votada de 2020, com 2.051 votos, e primeira suplente da sigla, retorne ao Legislativo.
Queimou a largada?
E o primeiro protocolo da Câmara de Vereadores em 2024 teve como autor Augusto Panzenhagen, que ainda nem tomou posse. O expediente na Casa, nesta terça (2), começou às 13h, enquanto que às 13h30min39s o suplente apresentou um Pedido de Providência solicitando ao Executivo a limpeza e manutenção de um campo de futebol na Vila Pôr do Sol.
E não foi só isso, em apenas 43 minutos Panzenhagen protocolou outros cinco Pedidos de Previdência reivindicando ações da Prefeitura no Bairro Nova Santa Marta.
O Site entrou em contato com o presidente Manoel Badke e questionou se os protocolos de Panzenhagen possuem validade, já que ele ainda não tomou posse, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
O Artigo 32, inciso IV, parágrafo 3º, do Regimento Interno da Casa, estabelece que o suplente tomará posse perante o Plenário em Sessão Ordinária ou Extraordinária, exceto em períodos de recesso, quando a posse se dará perante a Comissão Representativa.
Decimo à Prefeitura
A imprensa da capital noticia que o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (UB), será candidato ao Poder Executivo pelo PSDB. A informação foi publicada no site GauchaZH pela colunista Rosane de Oliveira. Quem garantiu que Decimo concorrerá ao cargo pelo PSDB é o atual prefeito, Jorge Pozzobom (PSDB).
Unica chance de Pessimo é ocorrer segundo turno e ele concorrer com Aideti. Noticia boa é que Indigesto Nãosoubom para de atrapalhar o municipio. Com um pouco de sorte volta a existir secretaria de desenvolvimento, mobilidade urbana, etc. Que funcionem, obvio. Afinal, desenvolvimento não são so eventos e publicidade. Transito não é espalhar sinaleiras.
Werner Rempel resolveu descansar de fazer nada e dar um troco para o ‘cumpanhero’.