DestaqueSanta Maria

KISS. Começam já nesta sexta, 26, atividades que lembram 11 anos da tragédia que matou 242 jovens

Diversos convidados de todo Brasil falarão sobre temas acerca do que houve

Local onde funcionava a boate será o local da maioria das atividades, inclusive as da madrugada de sábado, 27 (Foto Pedro Pereira)

Por Pedro Pereira / com informações da AVTSM

Começam nesta sexta-feira (26) as atividades promovidas pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), com apoio da Prefeitura Municipal, para lembrar a tragédia da Boate Kiss. Neste sábado, 27 de janeiro, a data que ceifou 242 vidas e deixou mais de 630 pessoas com marcas físicas e psicológicas completa 11 anos.

A programação começa já nesta sexta, às 20h30min, na tenda da Vigília, localizada na Praça Saldanha Marinho e em frente ao Banrisul. No primeiro dia, as homenagens terminam apenas na madrugada do sábado. Já no segundo dia, a ATVSM preparou uma série de painéis de discussão e rodas de conversa com convidados de todo o Brasil, com início previsto para 18h30min. Abaixo, confira o cronograma completo.

Dia 26, sexta-feira

20h30: Acolhimento na tenda da Vigília (Praça Saldanha Marinho, em frente ao Banrisul

22h30: Caminhada até o prédio onde funcionava a Boate Kiss, na rua dos Andradas

02h30: Próximo ao horário que iniciou o incêndio, haverá a leitura dos nomes e badaladas de sinos para homenagear cada um dos 242 jovens que perdeu a vida na noite de 27 de janeiro de 2013

Dia 27, sábado

18h30: Abertura (em frente ao prédio onde funcionava a Boate Kiss).

19h: A vida impactada por uma tragédia, com Darlei Constante Pisseta (pai de Bernardo Augusto Manzke Pisetta, vítima do incêndio no Ninho do Urubu – Flamengo), Josiane Melo (sobrevivente e irmã de vítima do rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho, e uma das fundadoras da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão-Brumadinho – Avabrum) e Gabriel Rovadoschi Barros (sobrevivente da boate Kiss e presidente da AVTSM).

19h50: Lei Kiss e os perigos da flexibilização, com João Vivian (Engenheiro Civil, doutorando em Engenharia de Segurança ao Incêndio e Diretor de Negociações Coletivas Adjunto no Sindicato dos Engenheiros no Estado do RS – SENGE/RS) e Paulo Carvalho (Diretor Jurídico da AVTSM e pai de Rafael Carvalho)

20h25: O incêndio na boate Kiss e suas consequências, com Ceres Victora, antropóloga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

20h40: A dor de perder um filho e conviver com a impunidade, com Marilia Panontin (mãe de Davi Panontin, recém-nascido vítima de negligência médica), Cátia Goulart (mãe do Andrei Goulart, assassinado aos 12 anos), Cibele Viana Costa (mãe de Isadora Viana Costa, vítima de feminicídio aos 22 anos) e Jacqueline Malezan (mãe de Augusto Malezan de Almeida Gomes, 18 anos, vítima da boate Kiss).

21h50: A vida depois da boate Kiss, relato dos sobreviventes Gustavo Cauduro Cadore (médico veterinário e acadêmico de medicina), Maike dos Santos (designer gráfico), Cristiane dos Santos Clavé (funcionária pública e acadêmica da UFSM) e Delvani Brondani Rosso (protético).

22h35: Encerramento das atividades

A AVTSM convida toda a comunidade a juntar-se nas atividades em homenagem aos 242  jovens que foram vítimas da trágica noite de 27 de janeiro de 2013. “As ações realizadas tem como intuito preservar a memória daqueles que partiram e construir um futuro seguro para os que aqui ficaram.”

Vale ressaltar que a AVTSM também está com uma campanha nas redes sociais para que bares, boates e restaurantes não promovam eventos com músicas ou festas e pede que os dias 26 e 27 de janeiro sejam de reflexão e adesão à 1ª Semana em Memória às Vítimas da Boate Kiss.

A nota da AVTSM termina com uma afirmação definitive: “Justiça e prevenção, para que nunca mais aconteça”.

(*) Todas as atividades do dia 27 de janeiro serão realizadas em frente ao prédio onde funcionava a Boate Kiss

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo