LUNETA. Construção de uma nova rua, óbitos por dengue no RS e a obra na Biblioteca Municipal
Trânsito liberado na Rua Floriano Peixoto e balneário liberados para banho
Por Paulo André Dutra
* Confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde a terceira morte por dengue. Trata-se de uma mulher de 71 anos, com comorbidades, residente em Santa Rosa. O óbito aconteceu em 2 de fevereiro.
* Santa Maria chegou a 35 casos confirmados, ante 21 do dia anterior. Outros 100 estão em investigação.
* Rosário do Sul, São Gabriel e São Sepé têm dois casos confirmados cada. Com uma confirmação estão Júlio de Castilhos, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Toropi e Santiago.
* Uma nova rua está em construção ligando a Rua General Neto (bairro Medianeira) à Avenida Hélvio Basso.
* Ainda sem nome, a via terá 420 metros de extensão. A obra compreende a execução de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização e iluminação pública, no Loteamento Chácara do Morro.
* Liberado o trânsito na Rua Floriano Peixoto próximo à esquina com a Tuiuti. O trecho estava com restrição para a reconstrução da rede pluvial.
* O recapeamento asfáltico no trecho ficou para quarta-feira (14).
* Com 85 anos completados em 2023, a Biblioteca Municipal Henrique Bastide passa por reforma.
* O prédio será renovado com a repintura da fachada oeste, correção de piso externo (basalto, ladrilho hidráulico, etc.), substituições da cobertura de vidro e do telhado, reparos em paredes internas, reformas na sala do acervo e instalação de barras antipânico nas portas de entrada.
* Contempla acessibilidade, com a adaptação de banheiros e instalação de elevador interno. Para isto, estão sendo removidos os paineis decorativos de placas moldadas em cimento feitos pelo artista plástico Juan Amoretti, que serão realocadas na parede ao lado.
* Uma boa notícia a quem pretende aproveitar o feriadão de Carnaval nas praias da região central ou no Litoral Norte: todas as praias monitoradas pela Fepam estão em condições próprias para banho.
* Conforme o boletim de balneabilidade semanal, 84 pontos no Estado estão próprios e 7 impróprios.
Ruas novas dão voto, antigas esburacadas não.