DestaqueEducação

CIDADE. Santa Maria recepciona cerca de 20 mil alunos, nesta segunda-feira (19), na rede municipal

Deste total, cerca de 14 mil são alunos do Ensino Fundamental

Cerca de 6 mil alunos da Educação Infantil retomam às aulas nesta semana. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

Após o período de férias e de preparação das equipes da Rede Municipal de Ensino (RME), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), inicia o ano letivo de 2024 nesta segunda-feira (19). A partir de novas escolas, a RME agora conta com 83 instituições de ensino equipadas para receber os cerca de 20 mil alunos. Desses, 6 mil são da Educação Infantil e, aproximadamente, 14 mil do Ensino Fundamental.

“Nesta segunda-feira, a comunidade escolar começa a retornar às escolas. Nossos professores e nossas equipes diretivas, que somam cerca de 2 mil funcionários, estão preparados para receber os estudantes para o início do ano letivo”, destaca a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

Em 2023, foram entregues três novas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs): Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, Gianna Grassi Didonet, no Bairro Nova Santa Marta, e Monte Bello, no Bairro Camobi. Outras três instituições, também de Educação Infantil, foram municipalizadas, são elas as EMEIs: Santa Rita de Cássia, Ida Berteotti e Vila Vitória.

Além disso, no ano passado também ocorreu a reinauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Casa da Criança, no Bairro Noal. E a entrega de outra unidade do CEI Casa da Criança, no Bairro Juscelino Kubitschek.

A Prefeitura estima a entrega de mais duas instituições de ensino para a comunidade em 2024. A EMEI Medianeira, no Bairro Medianeira, que já está concluída e tem o início das atividades nesta segunda-feira. E a primeira Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) em turno integral, que terá sede no Bairro Patronato. O Executivo Municipal segue ainda a construção da EMEI Residencial Lopes, no Bairro Pinheiro Machado, Região Oeste da cidade.

Recepção
Para deixar tudo ainda mais alinhado para a chegada dos alunos, a Prefeitura, por meio da Smed, realiza nesta sexta-feira (16) ações de recepção dos professores e dos profissionais da Educação. As atividades ocorrem em horários e locais diferentes.

Os educadores serão separados em três grupos, que participam das ações em horários distintos no EduTech, espaço que ocupa três andares no Mercado da Vila Belga (Rua Manoel Ribas, 2.038), no Distrito Criativo Centro-Gare, no Centro. Na oportunidade os professores recebem capacitação do novo sistema de gestão escolar, que é uma novidade para o ano letivo 2024. A partir deste sistema de gestão, a RME passa ser mais informatizada, com o intuito de facilitar o acesso às informações dos estudantes e das escolas.

Já no Itaimbé Palace Hotel, no turno da manhã, ocorre a recepção dos demais profissionais da Educação. Nesta iniciativa, agentes administrativos, merendeiros e auxiliares de serviços gerais participam de atividades de integração.

E neste sábado (17), as instituições de ensino da RME farão a Parada Formativa em Contexto, com encontro entre professores e funcionários para alinhar cronograma de ações para o ano, com base no cenário de cada escola. Estes encontros ocorrem na sede de cada instituição e são organizados pelas equipes diretivas.

Rede Municipal de Ensino (RME)

São 83 escolas:
– 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs)
– 27 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs)
– 46 Escolas Municipais atendem em turno integral
– Entre EMEFs e EMEIs, 10 são escolas rurais ou do campo
– Uma é Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (EMAI)
– Uma é Escola Municipal de Artes Eduardo Trevisan (Emaet)

Mais de 20 mil alunos atendidos:
– 6 mil na Educação Infantil
– 14 mil no Ensino Fundamental, dos quais cerca de 600 são da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Mais de 2 mil funcionários:
– 1.400 professores
– 257 servidores públicos
– 235 terceirizados
– 485 estagiários

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo