DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Números da dengue no RS, a saúde da mulher e IPVA já pago na Região Central

Governo do Estado libera recursos e busca alternativas para enfrentar o vírus

Por Paulo André Dutra

Programação para a saúde da mulher iniciou no “Tancredo Neves” (Foto João Alves/Prefeitura)

* Unidades de saúde preparam ações específicas para o público feminino em alusão ao Dia da Mulher.

* A programação teve início nesta quarta-feira (6) na Policlínica Rubem Noal, no Bairro Tancredo Neves. A expectativa é que aproximadamente 100 mulheres sejam atendidas até o fim do dia.

* Mais serviços serão oferecidos nos turnos estendidos dia 8 na ESF Passo das Tropas e ESF Roberto Binato (Juscelino Kubistchek), e no dia 9 na UBS Walter Aita (Cohab Fernando Ferrari).

* Mais três mortes causadas pela dengue no Estado confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde na terça-feira (5). Dentre elas, a primeira vítima abaixo dos 50 anos e sem doenças pré-existentes: uma mulher de 26 anos moradora de Frederico Westphalen. É a segunda morte na cidade da região noroeste.

* Um homem de 72 anos de Giruá e uma mulher de 67 anos de Cerro Largo, ambos com comorbidades, completam a lista que chega a 14 óbitos.

* Uma situação festejada: houve pouca evolução nos números da dengue em Santa Maria nos últimos dias, segundo registros no painel da SES/RS.

* De sexta-feira (1) até esta quarta-feira (6), apenas um novo caso. Agora são 91 confirmações.

* Novo Hamburgo (2.290), Tenente Portela (1.504) e Santa Rosa (1.137) continuam sendo os únicos municípios acima de mil casos no Estado.

* Além da liberação de R$ 13,8 milhões para os municípios reforçarem ações de vigilância e assistência, o Governo do Estado trabalha em outras direções para frear a mortalidade com a dengue.

* Possibilitar que equipes de enfermagem requeiram hemogramas é uma delas. Um termo está sendo articulado com Conselho Regional de Enfermagem (Coren) com este objetivo.

* A medida pretende acelerar a identificação de casos, permitindo o tratamento imediato e reduzindo a letalidade da doença no Estado.

Recursos do IPVA repartidos igualmente entre Estado e municípios, após descontados 20% do Fundeb (Foto Alex Caceres/Prefeitura)

* 120,6 mil veículos registrados na 8ª Delegacia da Receita Estadual, com sede em Santa Maria, estão com o IPVA 2024 pago.

* O índice representa 45,85% do total tributável em 51 municípios.

* Nova Palma registra o maior percentual, de 68,24%. Na sequência, estão Ivorá, Agudo, São João do Polêsine e Faxinal do Soturno.

* No Estado, 45,3% do total da frota de 3,8 milhões de automóveis estão quitados. Os dados foram contabilizados pela Receita Estadual até 29 de fevereiro.

* Até o momento, ingressaram nos cofres gaúchos R$ 2,6 bilhões, o que corresponde a 52,31% da expectativa de arrecadação.

* Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento.

* Até 28 de março, proprietários de veículos podem pagar o IPVA com até 20,8% de desconto, se somados os descontos por antecipação e programas de Bom Motorista e Bom Cidadão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo