Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria aprovaram, nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei 9715/2023, de autoria de Givago Ribeiro (PSDB), que denomina o município como Cidade do Xis. A proposta ainda determina que seja inserido no Calendário Oficial o Festival do Xis, a ser realizado todos os anos na segunda quinzena de novembro.
“Para mim foi uma surpresa não termos esse reconhecimento por parte do Legislativo. Me senti provocado com a notícia de que Canoas estava então se intitulando como Capital do Xis, a Cidade do Xis, o Melhor Xis. Talvez porque ainda não tivessem provado o Xis de Santa Maria, esse sim é o melhor”, disse Givago na defesa da proposta.
Racismo
Outra iniciativa aprovada nesta quinta (7) foi o PL 9723/2023, de autoria de Paulo Ricardo Pedroso (PSB), que cria o Programa Municipal Não ao Racismo nas escolas públicas de Santa Maria. O projeto prevê a realização de palestras de conscientização, exposição de cartazes nos murais das escolas (expondo telefones de órgãos públicos para denúncia) e a promoção de campanhas educativas.
Ogum
Os parlamentares ainda aprovaram o PL 9725/2023, de Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), que institui e inclui a Procissão em Homenagem a São Jorge Guerreiro Ogum no Calendário de Eventos. O evento será realizado em abril de cada ano.
Unanimidade
Os três projetos aprovados nesta quinta não receberam nenhum voto contrário. Agora, as matérias serão enviadas para sanção do prefeito Jorge Pozzobom (PSDB).
Título eleitoral
O prazo para troca de domicílio eleitoral termina no dia 8 de maio. O processo pode ser feito on-line por meio da plataforma Título Net, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vereador Juliano Soares – Juba (PSDB) divulgou um vídeo didático no qual explica o passo a passo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.