DestaqueEducação

UFSM. Conselho Universitário da instituição aprova “moção de apoio” ao movimento paredista docente

Documento foi decidido pelo Consu há quase um mês e publicado nesta terça

Conselho Universitário, que funciona no prédio da Reitoria, aprovou o documento na sessão, de 26 de abril passado (Foto Reprodução)

A “moção de apoio à greve nacional dos docentes na educação federal” foi aprovada há quase um mês, em 26 de abril, pelo Conselho Universitário da UFSM. A divulgação aconteceu na manhã passada, no site oficial da instituição e você a confere a seguir:

“O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), considerando deliberação em sessão ordinária realizada em 26 de abril de 2024, manifesta sua solidariedade e apoio às reivindicações da luta dos docentes de todo o país e, em especial, da UFSM.

A pauta da greve engloba não somente a luta por carreira docente e salários dignos, mas também a luta por recomposição das verbas das IFES, especialmente as da UFSM, que desde 2016 até 2023 sofreram uma queda real de 28% no custeio e 79% no investimento. Para 2024 o orçamento prevê ainda um corte adicional de 10%. Estamos numa situação de precarização das condições do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os docentes da Educação Federal vêm tentando negociações com o governo federal desde janeiro de 2023. O recurso à greve é um direito está previsto na Constituição Federal de 1988. Até o presente momento não houve uma resposta efetiva as reinvindicações.

A luta dos docentes é por reestruturação da carreira docente, recuperação de perdas salariais, recomposição dos orçamentos das IFES, visando solucionar problemas e desafios decisivos para a defesa de uma educação pública, gratuita, democrática, laica, de qualidade e socialmente referenciada.

Nesse contexto, o CONSU manifesta seu apoio ao movimento de greve, desejando que as negociações com o governo federal levem a vitória nas pautas pleiteadas, o que será benéfico para toda a comunidade universitária e para a Universidade Pública Brasileira.

Santa Maria, 26 de abril de 2024

Aprovada na Sessão 871º do Conselho Universitário na UFSM”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo