DestaqueSanta Maria

CIDADE. Assinados documentos de chamamento público para a testagem de ônibus elétricos

Processo dará início à Linha Verde do Município

Pablo Pacheco e Orion Ponsi assinaram a documentação no Gabinete do Prefeito. Foto Samuel Marques / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

Com foco em colocar em prática o projeto de Descarbonização em Santa Maria, o prefeito em exercício, Pablo Pacheco, e o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, assinaram na tarde de sexta-feira (19) os documentos para o chamamento público da testagem de ônibus elétricos. Os veículos deverão começar a circular na cidade em setembro, após o retorno das atividades letivas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já que a testagem será feita na linha “Universidade”, entre o Centro e o Campus Camobi.

“Para termos dados mais reais possíveis, esta testagem deve ocorrer no período de aulas. Não adianta assinarmos essa documentação agora e logo começar o processo se sabemos que não é o momento em que a citada linha opera mais próximo da realidade anual”, pontua o prefeito em exercício.

O titular da pasta municipal esclarece que o teste ocorrerá por 30 dias, após iniciado. Dos veículos elétricos serão coletados dados referentes a autonomia, economia, emissão de gases e entre outros pontos importantes para a implementação da Linha Verde no Município.

“A ideia é verificar os impactos da frota de ônibus elétricos no meio ambiente, para começarmos a troca dos veículos de transporte urbano de passageiros, que tem como objetivo ser completamente ver em 20 anos. A partir da assinatura do chamamento público, vamos começar a ajustar com o Consórcio do Sistema Integrado Municipal (SIM) a operacionalização da testagem”, destaca Ponsi.

A assinatura da documentação ocorreu no Gabinete do Prefeito.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo