DestaqueEsporte

FUTEBOL AMERICANO. SM Soldiers surpreendeu na estreia da Conferência Sul, afirma dirigente do time

Quarterback mexicano Axel Aguirre foi a “arma secreta” contra o Timbó Rex

Santa-marienses perderam no jogo de abertura da competição pela desvantagem mínima, fora de casa (Foto Gabriel Haesbaert/Soldiers)

Por Pedro Pereira

Mais de 20 dias separam o próximo compromisso do Santa Maria Soldiers da estreia pela Conferência Sul da Liga Brasileira de Futebol Americano (BFA), no último sábado (3), novamente em Santa Catarina. Contra o tricampeão nacional Timbó Rex, em Timbó, os representantes do Coração do Rio Grande ficaram a dois pontos de vencer – distância que não era alcançada há quase sete anos, quando os rivais se enfrentaram pela primeira vez.

O jogador da linha ofensiva e vice-presidente do “Exército”, Vitor Hugo Nassarden, avalia o duelo: “foi uma grande partida. Sem dúvidas, é sempre um time bem difícil de enfrentar, muito técnico, muito forte. Esse placar, com certeza, não é o que eles esperavam. O Soldiers foi para lá muito forte”. No encontro inicial entre os clubes, em 2 de setembro de 2017, o confronto aconteceu no Estádio Presidente Vargas, em Santa Maria, e terminou em 14 a 13 a favor dos adversários.

O jogo era válido pela Conferência Sul da Liga BFA daquele ano e os Soldados apenas não conseguiram ficar com a vitória pois não confirmaram a conversão de dois pontos após o segundo touchdown (que vale seis pontos). A equipe optou por nem tentar o extra point (um ponto), que resultaria no empate e, se o marcador seguisse igualado até o fim do período regular, a prorrogação. Depois deste enfrentamento histórico, a menor distância que os santa-marienses ficaram de bater o T-Rex foi em 2019, por oito pontos – visto que acabou em 28 a 21 no marcador.

Nassarden é vice-presidente e joga na linha ofensiva do time (Foto Gabriel Haesbaert/Soldiers)

Fator surpresa

Embora a derrota, que foi a primeira da agremiação em rodadas de abertura do certame, Nassarden acredita que não faltou nada para o Soldiers em solo catarinense. “O desempenho foi ótimo, um trabalho muito bom dos dois times. Quem errou menos saiu vencedor. Foi uma partida em que as duas defesas se destacaram bastante. O mérito é totalmente deles, são atletas extremamente qualificados.”, destacou o vice-presidente. Cerca de 40 jogadores do esquadrão verde-preto foram a Timbó.

Para o jogador, além da defesa, a entrada do mexicano Axel Aguirre como quarterback titular impactou o psicológico dos adversários. Diante do Rex, posição foi assumida pela primeira vez no Soldiers pelo estrangeiro, que acumula duas décadas de experiência no futebol americano. Normalmente, o lendário Douglas Rodrigues, que fez parte da fundação do clube em 2009, lidera o setor ofensivo da equipe nos gramados.

“Como o Axel foi o titular, eles se surpreenderam. Agora, tendo mais de um quarterback, dificulta um pouco a vida dos nossos adversários”, afirmou Nassarden, que garante: “nós já voltamos a treinar e o nosso foco total agora é o Istepôs FA”. O próximo compromisso do Soldiers pela Conferência Sul da Liga BFA está previsto para ser no dia 31 de agosto, em Florianópolis.

O vice-presidente confirma que o grupo santa-mariense está ciente da eficiência dos adversários também de Santa Catarina. Contudo, “o Soldiers treinou muito. Não só para o jogo contra o Rex, mas para a Liga BFA”, assegurou. Ele ressalta que as enchentes de maio afetaram bastante o ritmo das atividades da agremiação, visto que o Estádio dos Eucaliptos, do Riograndense, onde praticam, teve impactos por conta da chuva, além de que alguns atletas sofreram diretamente com a catástrofe.

Entretanto, voltaram e mantiveram o foco que já mostravam antes da competição, quando ainda disputavam o Campeonato Gaúcho – que foi adiado para o fim da temporada. Após a próxima partida em território catarinense, o “Exército” terá dois confrontos em casa, no mês de setembro: contra o Almirantes FA, de Itajaí; e novamente contra os tricampeões brasileiros de Timbó.

“Estamos com foco total para voltar com essa vitória (em cima do Istepôs) para Santa Maria. Assim, vencendo os próximos dois jogos em casa, podemos brigar pelo título da Conferência Sul, que é o nosso principal objetivo. Acreditamos ser muito possível. Se mantivermos esse ritmo e essa intensidade, vamos conseguir”, declarou Nassarden.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo