DestaqueEsporte

VOLEIBOL. Equipes da UFSM se filiam à Federação Gaúcha e disputam o Campeonato Estadual Adulto

Esta sempre foi uma meta do projeto, afirma o coordenador Lorenzo Laporta

Guris da Federal, agora federados, conquistaram o título dos Jogos Universitários Gaúchos de 2024 (Foto Voleibol UFSM/Divulgação)

Por Pedro Pereira

Os times da UFSM estão confirmados no Campeonato Estadual Adulto, organizado pela Federação Gaúcha de Voleibol (FGV), de 2024. O congresso técnico do naipe masculino aconteceu de forma virtual na terça-feira (20), com o professor da Universidade e coordenador do projeto Lorenzo Laporta como representante. A reunião acerca da disputa feminina será realizada em breve.

O anúncio da filiação dos esquadrões à entidade aconteceu na última sexta-feira (16). Na visão de Laporta, fazer parte da tradicional competição vai fazer com que a iniciativa da Federal na modalidade se desenvolva em diferentes níveis. “Esse é um dos principais campeonatos do Rio Grande Sul, é o mais importante que já teve. Antigamente, as equipes da Superliga Nacional jogavam o Campeonato Estadual para se preparar”, relembrou.

O professor explica que, embora esse costume tenha se perdido em função do Estado não ter mais representantes na elite nacional, o certame gaúcho ainda segue forte. Nesta temporada, sete times disputam o torneio da FGV no naipe masculino – são eles, além dos santa-marienses: Bento Vôlei, de Bento Gonçalves; APAV, de Canoas; Vôlei Guaíba, de Guaíba; Sogipa, de Porto Alegre; Ginástica, de Novo Hamburgo; e APEO, de Passo Fundo. No feminino, sete plantéis estão pré-inscritos.

Na elite

Coordenador Lorenzo Laporta: “era uma meta que eu tinha para cinco anos. Conseguimos em dois” (Foto Voleibol UFSM/Divulgação)

Em meio aos sonhos de Laporta, ter as equipes da UFSM filiadas à entidade do Rio Grande do Sul sempre foi um de deus desejos desde que passou a fazer parte do grupo docente da Universidade, em junho de 2022. Inicialmente, contudo, a ideia tinha um prazo diferente: “essa era uma meta que eu tinha para cinco anos de projeto. Conseguimos em apenas dois”. O processo, conforme frisa o coordenador, só foi possível através de um edital lançado pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição.

Esta não será a primeira vez que Santa Maria terá representantes no Campeonato Estadual Adulto. Entretanto, a cidade não tem competidores na disputa da FGV na categoria adulta há mais de cinco anos, no feminino, e mais de duas décadas, no masculino. Segundo o professor, a presença no torneio vai impactar o Coração do Rio Grande em vários cenários, tanto no contexto acadêmico, quanto fora.

“Vamos formar novos estudantes para o mercado de trabalho de educação física, fisioterapia, nutrição, comunicação…  de diversas áreas que o nosso projeto já contempla. Fazer parte do Campeonato Estadual também vai trazer a comunidade externa para dentro da UFSM. Vamos tentar ter mais apoiadores para conseguirmos nos manter na competição e representar a nossa universidade e a nossa cidade da melhor forma”.

Projeto em evolução

Time feminino da UFSM ficou com o vice-campeonato dos JUGs (Foto Voleibol UFSM/Divulgação)

Em 2024, as equipes da Federal optaram por priorizar o Circuito Sesc de Voleibol, que sedia as etapas em Caxias do Sul, ao invés da Liga Gaúcha de Voleibol – embora os guris tenham vencido a 1ª etapa. A próxima rodada é neste domingo (25), e, nos dois primeiros dias de jogos, os elencos santa-marienses caíram nas quartas de final.

O esquadrão masculino, ainda, conquistou o título dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs) e disputará os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Brasília, no mês de outubro. As gurias acabaram o certame estadual com o vice-campeonato. Para Laporta, estas campanhas fizeram os times darem saltos “gigantescos”, tanto no que diz respeito ao nível dos atletas quanto da comissão técnica.

À frente do projeto desde a metade de 2022, o coordenador relembra que, no primeiro dia após ter tomado posse na UFSM, foi aos JUGs com as equipes de Santa Maria sem sequer conhecer os grupos. Passados esses dois anos, ele confessa a satisfação que é ver a quantidade de pessoas que se desenvolveram profissionalmente e se prepararam para o mercado de trabalho através da iniciativa de voleibol da Universidade.

“Quando eu enxergo hoje tudo que a gente passou, tudo que foi construído, as e os atletas e acadêmicos que saíram e entraram… É gratificante. É um sonho meu como professor universitário estar unindo o ensino, a pesquisa e a extensão, levando meus alunos em dias de treino para eles aprenderem e verem como é o dia a dia de uma equipe”, declarou Laporta, que garante a continuação das metas envolvendo a comunidade santa-mariense.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo