LUNETA ELETRÔNICA. Prêmios a pesquisadores da UFSM, e vem aí uma delegacia contra crimes rurais
“Rosetas” para a região, cartinhas do IPTU, obras em vias urbanas e do interior
Por Paulo André Dutra
* Três pesquisadores da UFSM receberam na Expointer o Prêmio O Futuro da Terra, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e o Jornal do Comércio.
* O Prêmio Especial, homenagem ao conjunto da obra do pesquisador, foi concedido a Eduardo Furtado Flores, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva. Ele desenvolve pesquisas na parte sanitária.
* Na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas, Gustavo Brunetto foi um dos agraciados. Do Departamento de Solos, pesquisa calagem, adubação e nutrição mineral de plantas, com ênfase em frutíferas.
* Mauro Valdir Schumacher, do Departamento de Ciências Florestais, recebeu o prêmio na área de Inovação e Tecnologia Rural. Estuda ecossistemas florestais a partir da plantação de árvores.
* Contribuintes com parcela do IPTU em atraso devem conferir a caixa de correspondência. 14 mil cartas de cobrança foram enviadas pela Secretaria de Finanças.
* As guias com código de barras e QR Code para pagamento via Pix tem vencimento para 30 de setembro.
* Segundo dados da Secretaria de Finanças, dos 164.408 cadastros lançados para este ano, mais de 88 mil efetuaram o pagamento do imposto em cota única.
* Manutenção em vias sem pavimento, executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, nas ruas José Parcianello (Urlândia), Armando Wiethan (Parque Industrial e Tecnológico) e na Pedro Luiz da Silva (Pinheiro Machado).
* No interior: Estrada Cecília Silveira (Campestre do Menino Deus ligação com Santo Antão); estradas dos Fernandes, Canudos e de Três Barras (Arroio Grande); estradas da Colônia Pinheiro e do Pavão (Santa Flora); estradas Geral e da Estância Velha (Boca do Monte); e Estrada do Rincão dos Flores (São Valentim).
* Outras equipes trabalham na manutenção das estradas de solo exposto nos distritos de Pains e de Arroio do Só.
* Em capacitação para o enfrentamento de crimes rurais, na programação da Expointer nesta terça-feira (27), o governador Eduardo Leito garantiu que a ampliação das delegacias especializadas em combate ao abigeato (Decrab) efetiva-se até o final do ano.
* O assunto andava esquecido após o anúncio na Expointer de 2023. Naquela ocasião, foram anunciadas mais três Decrab, que passaram a ser quatro.
* Uma delas está destinada a Santa Maria. As outras serão em Santo Antônio da Patrulha, Vacaria e Santo Ângelo. Atualmente, Bagé, Alegrete, Camaquã e Cruz Alta sediam delegacias nesta área.
* Na raça mais concorrida da ovinocultura na Expointer, a Texel, diversas rosetas (adorno concedido aos premiados) estão sendo trazidas de Esteio por cabanhas da região.
* O grande campeão e campeão adulto é da Cabanha do Cerro, de Santiago. Também de Santiago, o reservado de grande campeão e campeão jovem ficou com a cabanha Forqueta.
*A Cabanha Santa Maria, de Santa Maria, levou o reservado de grande campeão e campeão ovino do futuro maior.
* A Fazenda Descanso, de São Martinho da Serra, além de grande campeã na raça Suffolk, figurou como o terceiro melhor macho e reservado de grande campeão.
Deveriam criar o ‘Premio Mão Direita’ para homenagear os servidore que mais coçam os ‘paises baixos’. Sem bem que os vermelhos irão reclarmar da descriminação com os canhotos e canhoteiros.