Por Maiquel Rosauro
O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), estará no Estado nos dias 12 e 13 de setembro. A informação foi divulgada nas redes sociais do PL de Santa Maria e pela candidata à prefeita Roberta Leitão (PL). O próprio Bolsonaro gravou um vídeo, ao lado do deputado federal Luciano Zucco (PL), comentando sua agenda por diversos municípios gaúchos, inclusive Santa Maria, na próxima semana.
Esta é a segunda vez este ano que é anunciada uma visita de Bolsonaro a Santa Maria. Em abril, foi noticiado que o ex-presidente viria ao município em 17 de maio, dia do aniversário da cidade. Contudo, o ato acabou inviabilizado devido às enchentes.
A última vez em que Bolsonaro esteve em Santa Maria foi em 15 de junho de 2019, quando participou da Festa Nacional da Artilharia, no Regimento Mallet, ao lado do então vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).
Contas aprovadas
O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS) aprovou as contas da gestão da Câmara de Vereadores de 2022, quando o Poder Legislativo foi comandado por Valdir Oliveira (PT). O petista e a então vice-presidente naquele ano, Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), corriam o risco de receber uma multa, já que havia um apontamento em relação ao atraso do envio de atas de inventário patrimonial para o exercício de controle externo.
Contudo, após defesa da Procuradoria Jurídica da Câmara, a conselheira relatora, Leticia Ramos, afastou a multa e aprovou as contas com a ressalva de que os próximos gestores com atraso no envio da documentação terão que arcar com sanções.
Moções
Enquanto a campanha eleitoral se desenvolve, a Câmara de Vereadores segue no seu ritmo normal. Nenhum projeto estará em segunda discussão, na sessão desta quinta-feira (5). O destaque são duas moções de congratulação que serão defendidas por Admar Pozzobom (PSDB): Uma em homenagem ao restaurante Mundo Animal, pelos seus seis anos de existência, e outra ao Centro de Formação de Condutores (CFC) Ativa, pelos seus 30 anos.
Não tem Cavalão que salve a candidatura de Roberta Leitão. Zucco produziu estratégia eleitoral furada. Até prova em contrário. PL tem dois edis incluindo Leitão que saiu para concorrer. Vamos ver quantos elegem.