CIDADE. Desfile Cívico da Pátria reúne cerca de 25 mil pessoas na Avenida Nossa Senhora Medianeira
Cerca de 15 mil de pessoas desfilaram em homenagem à Independência
Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria
A Avenida Medianeira foi palco do tradicional Desfile Cívico da Pátria neste sábado (7), Dia da Independência do Brasil. Conforme a organização, cerca de 15 mil pessoas desfilaram, sendo aproximadamente três mil militares. Já no público, a estimativa é que 25 mil pessoas prestigiaram a parada da Pátria, conforme os órgãos de segurança. Entre a plateia, foi possível encontrar crianças com os rostos ou cabelos pintados com as cores da bandeira do Brasil e pessoas enroladas na bandeira nacional.
A solenidade começou com a chegada do Fogo Simbólico da Pátria. Em seguida ocorreu o hasteamento das bandeiras, que foi realizado pelo prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, general de divisão Paulo Rodrigues Pimentel, e pelo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central da Brigada Militar, coronel Cleberson Braida Bastianello.
Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pelotões do Exército, da Aeronáutica, da Brigada Militar, entre outras entidades, cruzaram a avenida para exaltar o amor à Pátria. Neste ano, o desfile contou com a Ala dos Voluntários, composta por pessoas que trabalharam nos pontos de coleta e organização de donativos e nos abrigos provisórios de Santa Maria após as fortes chuvas de maio deste ano.
“A Prefeitura não convidou essas pessoas a estarem aqui. Nós os convocamos, para receberem de toda Santa Maria o merecido reconhecimento pelo trabalho que prestaram e prestam à cidade como voluntários. Poder contar com vocês quando Santa Maria e região precisavam, fez muita diferença. Recebam as palmas e as homenagens de nosso Município e de toda a região. Por favor, palmas” pediu o prefeito Jorge Pozzobom, no momento da passagem dos voluntários em frente ao palanque das autoridades, na Avenida Medianeira.
Após o Desfile Cívico, ocorreu a cerimônia de encerramento oficial da Semana da Pátria 2024, com a extinção do Fogo da Pátria. Mas antes, uma centelha foi retirada do Fogo Simbólico para uni-la à Chama Crioula.
Neste ano, a Semana da Pátria teve como tema nacional o “Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”, e como tema estadual os “40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU”. Em Santa Maria, os homenageados foram os voluntários que trabalharam nos pontos de coleta de donativos e abrigos após as chuvas de maio. A homenagem teve como slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”.
Vacinação
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ofertou vacinação de rotina e contra a gripe durante o Desfile Cívico da Pátria. Das 8h ao meio-dia, foram aplicadas vacinas de rotina e 80 doses do imunizante contra a gripe.
Semana da Pátria 2024
Tema nacional: Centenário da União dos Escoteiros do Brasil
Tema estadual: 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU
Tema Municipal: voluntariado, com o slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”
Homenagens e destaques*
Destaques Locais
– Policial Rodoviária Federal aposentada Liana Cassol Comassetto
– Professor Livio Imbere da Jornada Pereira
– Professora Lenira Motta Soares
*Os homenageados como destaques locais foram escolhidos pela Comissão Executiva pelos relevantes serviços prestados à comunidade santa-mariense nas suas áreas de atuação.
Homenageados Institucionais
– 80 anos do 29º Batalhão de Infraestrutura Blindada (BIB) – Batalhão cidade de Santa Maria
– 95 anos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
– 85 anos de fundação do grupo Escoteiro Henrique Dias
– 60 anos Grupo Escoteiro Melvin Jones
– Centenário das instalações do Regimento Mallet – 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GACAP)
– Centenário das instalações do Regimento Mallet- 3º GACAP
– 80 anos do Parque Regional Manutenção/3
– 40 anos do Grupo de Folclore Germanico Immer Lustig
– 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Homenageados In Memoriam
– Soldado Marcelo Rodrigues Centeno
– Agente da Guarda Municipal Natalin Pedroso Alves
Escolas municipais
– Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis – 70 anos
– EMEF Hylda Vasconcellos – 90 anos
– EMEF Perpétuo Socorro – 60 anos
– EMEI Vila Vitória – 40 anos
Escolas estaduais
– Colégio Estadual Manoel Ribas – 70 anos
– Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Walter Jobim – 50 anos
Um 7 de setembro como antigamente, finalmente, sem os “viva Ustra”, “volta AI5”, etc. Agora só falta botar o coveiro da República no xilindró. Junto com todos os outros golpistazinhos de araque.