Por Diuly Cardoso / Da Assessoria de Comunicação do Sindilojas
O Sindilojas Região Centro, em parceria com o Sesc e o Senac, anuncia o lançamento do projeto Comércio Inclusivo, uma iniciativa que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no comércio local. O evento de lançamento ocorreu na sede do Sindilojas e contou com a presença de empresários locais para um café, onde foram apresentadas as ações planejadas e propostas de engajamento para os comerciantes da região.
O projeto surgiu da necessidade de transformar o comércio em um espaço mais inclusivo, não apenas cumprindo exigências legais, mas também fomentando a inovação, a diversidade e o crescimento sustentável das empresas. A inclusão no ambiente de trabalho e no atendimento não deve ser vista apenas como uma questão jurídica, mas como uma oportunidade de inovar, gerir de forma mais eficiente e contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
O Comércio Inclusivo faz parte de uma ação mais ampla do programa SOMAR, desenvolvido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, que visa gerar impacto social positivo e transformar as comunidades em que atua. O projeto representa um passo significativo na criação de um futuro mais justo e inovador, onde todos, sem exceção, têm seu espaço garantido.
Em Santa Maria, o Comércio Inclusivo tem como principal objetivo conscientizar os empresários sobre a importância de acolher em suas lojas pessoas PCDs, tanto como clientes quanto como colaboradores. Além de melhorar a experiência de consumo para todos, o projeto busca preparar as empresas para integrar PCDs ao mercado de trabalho, em conformidade com a Lei da Previdência Social (Lei nº 8.213/1991), que exige que empresas com 100 ou mais funcionários reservem de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência.
O projeto contará, neste ano, com dois workshops sobre inclusão no ambiente de trabalho e inclusão para atendimento ao cliente, nos dias 16 e 23 de outubro. Ainda no mesmo mês, dia 30 de outubro, acontecerá um encontro para apresentar Cases de Inclusão. Os participantes dos workshops serão os multiplicadores dessa ação.
O Sindilojas, Sesc e Senac acreditam que a inclusão de PCDs não apenas melhora a competitividade das empresas, mas também fortalece a sociedade como um todo, criando ambientes de trabalho mais humanos, acessíveis e inovadores.
Literalmente um “despreparo de pessoas atuando nas suas funções”