Artigos

Eleições Municipais: o recado para Lula, pensando em 2026 – por Marco Jacobsen

Para vencer, líder petista “precisará mais que números econômicos positivos"

O primeiro turno das eleições municipais deixou um aviso claro para Lula: se ele quiser ser competitivo em 2026, terá que caminhar mais para o centro. O desempenho do PT nas urnas mostra que a estratégia de chapas “puro sangue” não será suficiente, e a divisão da direita pode ser uma oportunidade para o governo.

No curto prazo, Lula tem algumas opções, como a reforma ministerial e as eleições para as Mesas da Câmara e do Senado. No entanto, para 2026, o foco terá que estar em partidos como o PSD e o MDB. No MDB, Helder Barbalho, governador do Pará, já se destaca como possível vice de Lula, enquanto o PSD, com vitórias importantes como a de Eduardo Paes no Rio, pode oferecer palanques fortes em 2026.

Esses movimentos também podem influenciar a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara. Kassab, do PSD, já mostrou que não pretende abrir mão de Antônio Brito para apoiar Hugo Motta, do Republicanos, sinalizando que o PSD quer mais espaço nas negociações.

Em São Paulo, o cenário é mais complicado. A vitória de Ricardo Nunes (MDB), com apoio de Tarcísio de Freitas, fortalece a direita. E a possível derrota de Guilherme Boulos (PSOL) seria um golpe para Lula, que investiu na campanha de Boulos para evitar a perda de votos nas periferias.

Outro ponto importante foi a ascensão de Pablo Marçal, que atraiu eleitores conservadores, especialmente ligados à “teologia da prosperidade”. Ele representa uma nova ameaça ao PT, já que conseguiu mobilizar parte da base popular que, no passado, apoiava Lula.

Para vencer em 2026, Lula precisará mais do que números econômicos positivos. Ele terá que reconectar o PT com as demandas das classes populares, que vêm sendo atraídas pelo discurso conservador.

(*) Marco Jacobsen é administrador, professor e assessor politico e institucional do Sindicato Médico do RS (SIMERS)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo