Por Maiquel Rosauro
Mais duas legendas de Santa Maria decidiram seu caminho no segundo turno destas eleições. A Federação PSol/Rede Sustentabilidade irá apoiar Valdeci Oliveira (PT) e o MDB estará com Rodrigo Decimo (PSDB).
A Federação PSol/Rede se reuniu na noite de sexta-feira (11), na Sede 2 do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, onde decidiu caminhar ao lado de Valdeci.
“As discordâncias programáticas permanecem, mas não são maiores que a responsabilidade com a cidade de Santa Maria. O PSol, que nunca faltou às lutas do povo, não faltaria agora. Vamos juntos derrotar a direita e a extrema-direita”, comunicou o PSol na noite de sexta (11).
No primeiro turno, Alídio da Luz (PSol) concorreu à Prefeitura e conquistou 905 votos (0,63%), terminando na sexta colocação. A legenda, por outro lado, elegeu a vereadora mais votada deste pleito, Alice Carvalho, com 4.129 votos.
Decimo
O MDB, neste sábado (12), comunicou sua preferência por Decimo. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel (MDB).
“Não queremos um retrocesso, nós amamos essa cidade e queremos contribuir com um futuro melhor para todos, avançando nas mudanças. Nesse segundo turno, o MDB é Rodrigo”, disse Fantinel.
No primeiro turno, o MDB apresentou Magali Marques da Rocha como vice na chapa liderada por Giuseppe Riesgo (Novo). A dupla ficou na quarta colocação com 15.107 votos (10,48%).
No pleito à Câmara, o MDB conseguiu reeleger seus dois parlamentares, Rudinei Rodrigues – Rudys (3.796 votos) e Adelar Vargas – Bolinha (1.648 votos).
PDT e Novo
Na sexta-feira (11), o PDT anunciou neutralidade neste segundo turno, enquanto que o Novo divulgou que apoiará Decimo.
o MDB e o PDT se tornaram partidos de aluguel e de conchavos
MDB derreteu em SM. Pés de eucalipto e gente que não quer largar o osso. Porque ‘ainda tem muito para contribuir’. Só que seja para colocar a pa de cal. Nota de Tres Reais também é irrelevante.
Que baita surpresa. PSOL é irrelevante. Candidato a prefeito não teve mil votos, a candidata a vereadora teve quase o mesmo numero de votos de Burmann que concorria a prefeito.