LUNETA ELETRÔNICA. Empregos no positivo pelo 3º mês seguido, posse de coordenadores de Educação
Prazo para o Imposto Solidário, atraso nas lavouras de arroz da região central
Por Paulo André Dutra
* Pelo terceiro mês consecutivo, o saldo entre demissões e admissões em Santa Maria se mantém no positivo (confira na imagem acima).
* Em outubro, 202 novas vagas com carteira assinada foram criadas, alcançando 1.447 no ano, ao total. Os números ficaram no azul em oito meses, até agora.
* Só no comércio são 131 contratações. O setor de serviços contribuiu com 92, mais 8 na indústria e 1 na agropecuária. No negativo apenas a construção, com 30 desligamentos.
* Mais da metade dos 64.667 postos de trabalho no município pelo regime CLT estão no setor de serviços: 54%. O comércio representa 28%; indústria, 11%; construção, 6%; e agropecuária, 1%.
* Termina em 27 de dezembro o prazo para aderir ao Imposto Solidário, com a destinação de parte do Imposto de Renda para auxiliar as instituições de caráter social do município.
* Podem ser destinados até 6%, no caso de pessoa física, sobre o valor a ser declarado em 2025. Para pessoa jurídica, até 1%.
* Os recursos vão para os fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso e, depois, são repassados às entidades. O potencial de arrecadação do Município é de até R$ 50 milhões. Saiba mais aqui.
* 30 novos coordenadores regionais de Educação tomaram possena tarde de sexta-feira (29), em cerimônia no Palácio Piratini, em Porto Alegre.
* Dentre eles, José Luis Eggres, que continua à frente da 8ª CRE. Ele está na função desde 2017.
* A escolha se deu por meio do programa Qualifica RS, avaliando o currículo e as competências dos candidatos. A seleção exigiu experiência mínima de três anos em cargos de liderança, ensino superior completo e especialização nas áreas de educação, administração, gestão ou áreas afins.
* A Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente já começou a coletar amostras em balneários e praias para o Projeto Balneabilidade 2024/2025.
* Nesta temporada, 95 pontos em 44 municípios estarão sendo monitorados. Na região central, em Cacequi, Jaguari, Mata, Nova Palma, Restinga Sêca, Rosário do Sul, Santa Maria, Santiago, São Francisco de Assis e São Vicente do Sul.
* As amostras são coletas semanalmente. Na quinta semana consecutiva haverá a publicação do primeiro boletim, marcado para 20 de dezembro.
* Região mais afetada pelas chuvas de abril e maio, a regional da Depressão Central do Instituto Rio-Grandense do Arroz é que apresenta menor avanço no plantio das lavouras orizícolas.
* Enquanto todas as demais já se aproximam do final da semeadura, com percentuais acima dos 94%, na região o índice mais recente aponta 66%.
* Segundo o gerente de Extensão Rural do Irga, Luiz Fernando Siqueira, o andamento mais lento deve levar a semeadura para além do período ideal. “É uma região que tem avançado pouco semanalmente e muito se deve, ainda, à questão de muitos produtores estarem tentando reorganizar as áreas”, explica.
* Sediada em Cachoeira do Sul, a regional da Depressão Central compreende a Quarta Colônia e municípios como Candelária, Rio Pardo, São Sepé e Santa Maria.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.