DestaqueEstadoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Deflagrada a Operação Desarme contra CACs, Viva o Natal na cidade

Governo do Estado presta contas com foco em ações pós-enchentes

Detectadas 141 armas irregulares em razão dos crimes cometidos pelos investigados na Operação Desarme (Foto MPRS/Divulgação)

Por Paulo André Dutra

* Com tempo instável, as apresentações do Viva o Natal na noite desta segunda-feira (16) saíram da Gare da Viação Férrea e foram ao interior da revitalizada estação.

* Da programação original, apenas o passeio de trenzinho precisou ser cancelado. Ele volta a ocorrer na quarta-feira (18), das 18h30min às 20h30min, com saída da Grazziotin, na Rua do Acampamento.

Principal apresentação da noite, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria tocou na
plataforma de passageiros (Foto Marcelo Oliveira/Prefeitura)

* Nesta quarta-feira (18), a programação do Viva o Natal vai aos distritos de São Valentim e Palma, além das atividades da região central.

* Também o governo do Estado apresentou o balanço das ações do ano nesta semana. A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (16), no Palácio Piratini.

* Com foco na enchente, o evento buscou um tom emocional, com apresentações artísticas e histórias pessoais de vítimas e de profissionais que atuaram nos resgates.

* Sobre políticas públicas, os destaques foram as ações emergenciais pós-enchente e os investimentos de R$ 4,1 bilhões pelo Plano Rio Grande englobando auxílios emergenciais a famílias, municípios e empresas afetadas, além de investimentos na recuperação da infraestrutura e em áreas como habitação, educação e saúde.

* Mais uma operação policial de grande porte teve Santa Maria como um de seus epicentros. Desta vez, tem como alvo fraudes em registro de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) e a aquisição de armamentos para repasse a facções criminosas. 

Eduardo Leite e Gabriel Souza com a família de Darcísio Schneider, proprietário da Casa do Peixe,
em Arroio do Meio (Foto Maurício Tonetto/Secom)

* A Operação Desarme foi desencadeada nesta terça-feira (17) em 34 cidades gaúchas e em uma catarinense. Rosário do Sul, Jaguari e Júlio de Castilhos também tiveram mandados de prisão e de busca e apreensão.

* Foram cumpridos 82 mandados de busca e apreensão, inclusive em quatro casas prisionais, com auxílio de cão farejador do GAECO para busca de celulares.

* Encabeçada pelo Grupo de Ações Especiais de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (GAECO/MPRS) em conjunto com o Ministério Público Militar da União (MPM), Exército Brasileiro e apoio da Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo