Por Claudemir Pereira / Editor do Site
– Que se diga: o clima cordial estabelecido entre quem está no governo e na oposição, pelo menos nesse início de mandato no Executivo e na Câmara, está facilitando.
– Dito isto, parece importante a movimentação feita por Rodrigo Decimo e Lúcia Madruga, que estão juntos nessa empreitada, em direção ao Legislativo.
– Isso se dá através de conversas diretas entre o prefeito e o vice, com os vereadores, não importa o partido. Aliás, a maior parte dos encontros tem sido divulgada pelos edis.
– Foi o caso, para exemplificar, da ida ao Centro Administrativo, a convite de Decimo e Lúcia, de Werner Rempel, do PC do B, decano dos edis, eleito pela Frente Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV).
– É preciso que se diga: papear não tira pedaço e não há indícios, pode-se afirmar, de que Rempel deixará suas convicções apenas porque foi ao CAM. Ele o outros oposicionistas, aliás.
– Ah, para constar: o presidente dos comunistas do B na cidade, Alexandre Pahim, também participou do encontro, da mesma forma que a secretária de Governança, Carolina Lisowski.
– O petismo santa-mariense e gaúcho já protagonizou grandes embates internos, não raro com peleias incríveis por conta de pontos de vista divergentes.
– Aparentemente, ainda que sobrevivam diferenças importantes sobre como tocar a vida partidária, parece mais claro o cenário de correntes internas do petismo no Rio Grande do Sul.
– Ao ponto de ser possível afirmar que, por conta da existência de um grupo majoritário na militância estadual, o quadro está mais ou menos estabilizado.
– A corrente dominadora, aparentemente, aliás, tem entre seus principais líderes o deputado federal Paulo Pimenta, o prefeito de Bagé Luiz Mainardi e o deputado estadual Valdeci Oliveira.
– A propósito, o ex-prefeito de Santa Maria é considerado um dos favoritos, se houver acordo com outras correntes, para presidir o PT gaúcho. Cargo, por sinal, já ocupado por Pimenta.
– Por que tudo isso é importante? Porque será a direção a ser eleita provavelmente em junho deste ano que encaminhará as definições das candidaturas petistas em 2026.
– No final de semana, em sua coluna semanal no Diário, o editor publicou nota elogiosa às páginas oficiais da Prefeitura e da Câmara na internet: “Muito brilho, elegância e agilidade nos sites oficiais”.
– No texto, foi derstacado o fato de, com poucos dias, ao contrário de tempos atrás, já estarem atualizado os dois espaços de divulgação dos Poderes Executivo e Legislativo.
– No caso da Câmara, com as fotos de todos os vereadores, antigos e novos. E no da Prefeitura, todos os novos secretários estão lá, inclusive com “os devidos links para as respectivas pastas”.
– Noves fora, o fato não é exatamente como o retratado pela coluna, ao menos no que toca ao Executivo. Tanto que o escriba recebeu mensagem firme, mas educada, de um leitor. Esta, que você lê a seguir:
– Na coluna está escrito que a nominata está atualizada, “mas não está; apenas nomes das secretarias criadas, os secretários e adjuntos seguem desatualizados…”.
– O leitor tem razão. A agilidade existiu na capa do site, mas não se reproduz em secretarias já existentes e com os mesmos nomes. Ao clicar em “equipe”, são os mesmos de 31 de dezembro. É isso.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.