DestaqueRegiãoSanta Maria

LUNETA ELETRÔNICA. Memorial e preparação dos 12 anos da tragédia da Kiss, IFFar em Caçapava do Sul

Comitiva japonesa no RS, as feiras da semana, abertura de empresas em 2024

Prefeito e vice, com secretários, receberam Flávio Silva e Maria Aparecida Neves, da AVTSM (Foto Samuel Marques/Prefeitura)

Por Paulo André Dutra

* Nas proximidades do 27 de janeiro, Executivo Municipal e Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), reunidos nesta segunda-feira (20), trataram das próximas etapas da construção do Memorial às Vítimas.

* Segundo o gestor da obra, neste mês serão concluídos o posicionamento das ferragens e o fechamento das caixarias, escoramentos e concretagens.

* Após isso, em fevereiro, inicia o levantamento das paredes em bloco de concreto, etapa essa que se estenderá até março. O Memorial terá 383,65m² de área total construída distribuída em um único pavimento.

* Nos próximos dias a AVTSM divulgará o calendário de atos que acontecerão entre os dias 24 e 27 de janeiro.

Comitiva da província japonesa de Shiga recebida nesta segunda-feira no Palácio Piratini pelo governador Eduardo Leite e pelo vice Gabriel Souza (Foto Eliezer Falcão/Sedec)

* Dois meses após a missão gaúcha na China e Japão, o Estado recebe comitiva da província japonesa de Shiga, região irmã do Rio Grande do Sul desde 1980.

* Os representantes japoneses permanecem no Estado até 22 de janeiro, período em que se preparará as atividades comemorativas que marcam os 45 anos do convênio de fraternidade.

* O grupo também se reuniu com o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Ernani Polo, para tratar de assuntos de cooperação técnica entre as duas localidades.

* Começa a virar realidade o sonho de um campus do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul. Nesta segunda-feira (20) foram assinadas as portarias que autorizam o início das obras.

* Durante a cerimônia, a reitora Nídia Heringer apresentou um panorama das ações planejadas para a nova unidade, como os projetos para a criação de cursos, a realização de concursos públicos e os investimentos necessários para o início das atividades.

* “No próximo ano, esperamos inaugurar as primeiras turmas. Já estamos planejando mobiliários, laboratórios e salas de aula, além de definir o quadro de professores e técnicos administrativos que irão compor a equipe”, explicou.

Campus do Instituto Federal Farroupilha em Caçapava do Sul ficará localizado ao lado do campus da Unipampa. Nesta segunda, inclusive com a presença do deputado Valdeci Oliveira, foram assinadas as portarias que autorizam o início das obras (Foto IFFar/Divulgação)

* Com investimento total superior a R$ 13,6 milhões em recursos do Novo PAC, o prazo de conclusão das obras varia entre 6 e 18 meses.

* Está em tratativas uma parceria com a Unipampa, visando ao compartilhamento da infraestrutura da universidade para a realização de atividades acadêmicas e administrativas.

* As feiras da agricultura familiar e produtos coloniais, apoiadas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, acontecerão em 12 pontos da cidade nesta semana. Confira a agenda.

* 253.669 empreendimentos foram abertos no Estado em 2024. Os dados são da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

* O número indica um crescimento médio de 9,3% acima de 2023, quando 231.924 empresas foram formalizadas.

* Porto Alegre lidera o ranking dos municípios com maior volume de constituições, com mais de 62 mil, seguido por Caxias do Sul (13 mil), Canoas (cerca de 11 mil), Novo Hamburgo (quase 9,1 mil) e Passo Fundo (acima de 7,3 mil).

* Desse conjunto, 201.156 novos empreendimentos são do modelo microempreendedor individual (MEI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo