CulturaDestaque

CULTURA. Prefeitura de Santa Maria abre uma Consulta Popular Virtual para utilização da Gare

População pode responder questionário até 8 de março. Saiba onde e como

Por Diniana Rubin (com foto de Marcelo Oliveira/Arquivo) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, está com uma Consulta Popular Virtual para utilização da Gare. A participação de toda a comunidade com sugestões é importante para que o Executivo possa conhecer os anseios da população e compilar as ideias que vão compor e sustentar o edital de utilização.

A população pode obter mais informações sobre a Consulta Popular Virtual e responder o questionário “O que você gostaria que tivesse na Estação Ferroviária de Santa Maria?” disponível no site institucional até 8 de março, neste link.

“A revitalização da Estação Férrea de Santa Maria está quase concluída. Em breve, será lançado o edital de ocupação que prevê a exploração de atividades comerciais e eventos relacionados à cultura, lazer, turismo, gastronomia e economia criativa. Convidamos toda a comunidade para participar da consulta e nos ajudar a direcionar da melhor maneira a utilização da Gare, um espaço histórico e cultural do Município que faz parte do Distrito Criativo Centro-Gare”, faz este convite o prefeito Rodrigo Decimo.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, explica que as respostas e sugestões colhidas nesta consulta darão referência para o instrumento de concessão, que é o edital.

“A Consulta Popular é mais um instrumento de referência que constará no edital de utilização da Gare. É o nosso compromisso, enquanto Gestão Pública, a partir da participação da sociedade na transformação deste espaço que é tão importante para todos nós, pela cultura, pela identidade, pela importância do local na história da cidade. Importante salientar que todos podem participar. O questionário não é dirigido apenas a uma categoria específica, mas a todos que se sentem ligados e interessados em fazer uma Santa Maria melhor e fazer da Gare um espaço de encontros e convivência”, esclarece a secretária Rose.

Sobre a Lei

A lei 6.969, de 18 de dezembro de 2024, autoriza a Concessão do Uso dos Espaços Públicos da Estação Ferroviária de Santa Maria, a Gare. A lei autoriza que o Poder Executivo conte com a Iniciativa Privada como operadora de alguns serviços. Em contrapartida, realizará a manutenção do bem, garantirá a qualidade dos espaços, os reinvestimentos na estrutura e a sustentabilidade da operação. A lei define também o uso dos espaços abrangendo as áreas de turismo e cultura, devendo abrigar inclusive espaços gastronômicos no local.

A lei envolve outras contrapartidas ao Poder Executivo, o que significa a garantia do movimento cultural por meio de editais de ocupação do Auditório e a sede do Memorial Ferroviário (Salas 10 a 17 do Pavilhão 3, além de áreas comuns e os vagões), sob gestão da Secretaria de Cultura.

Participe
O quê: Consulta Popular Virtual para utilização da Gare
Quando: até 8 de março de 2025
Onde: https://www.santamaria.rs.gov.br/consulta-publica-gare
Quem pode participar: aberto para toda a comunidade

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo