DestaqueSanta Maria

SANTA MARIA. Corsan mostra a edis procedimentos para distribuição da água e tratamento de esgoto

Uma dezena de parlamentares teria ido ao encontro promovido pela empresa

Grupo de vereadores de Santa Maria participou de encontro com dirigentes regionais e locais da Corsan, nesta segunda-feira

Da Assessoria de Imprensa da Corsan (*)

A Corsan recebeu vereadores de Santa Maria, nesta segunda-feira, 24, para mais uma edição especial do programa Portas Abertas, criado para aproximar a população, lideranças comunitárias e a imprensa das operações da Companhia. O projeto tem o objetivo de promover a transparência dos procedimentos de captação, tratamento e distribuição da água e da coleta e tratamento de esgoto. 

A iniciativa também estimula a conscientização sobre a importância da preservação da água e do cuidado com o meio ambiente. É realizada durante todo o ano, com visitas de escolas e universidades às instalações da empresa. No dia 31 de janeiro, ocorreu uma visitação pela imprensa de Santa Maria.  

O encontro desta segunda-feira com os vereadores ocorreu no auditório da Regional da Corsan na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho. Dez dos 21 vereadores compareceram ou enviaram assessores como representantes. O gerente de operações da Corsan na Região Central, engenheiro Rafael Sonego, demonstrou como a Companhia monitora os processos de abastecimento. Foram apresentados mapas mostrando o caminho percorrido pela água desde a captação, nas barragens de Val de Serra e DNOS (feita por adutoras e bombeamentos), até a estação de tratamento e de lá para os reservatórios, de onde é distribuída aos imóveis. Ao todo, são mil quilômetros de rede, conforme explicou o gerente de operações.  

“Na enchente de maio de 2024, colocamos bombas que funcionam submersas na captação de água feita na localidade de Scremin, em São Martinho da Serra. Então, mesmo que ocorra um novo alagamento como aquele, essas bombas continuarão a funcionar embaixo d’água, garantindo o abastecimento”,  enfatizou Sonego.  

Conforme explicou o engenheiro, Santa Maria conta com dois reservatórios de grande porte junto à estação de tratamento e com outros 36 espalhados pela cidade. “Temos grande capacidade de reserva de água, que fica armazenada durante a madrugada, quando o consumo diminui, para ser distribuída durante o dia, quando o consumo costuma ser alto, principalmente no verão”, ressaltou.  

Monitoramento permanente

Sonego explicou ainda que os sistemas de distribuição de água e de coleta de esgoto são monitorados 24 horas por dia pela Companhia, o que assegura agilidade na tomada de decisões e resolução quando ocorrem falhas. São controlados constantemente os mais de mil quilômetros de rede de água e 550 quilômetros de canalização de esgoto existentes em Santa Maria.  

O diretor regional da Corsan no Centro do Estado, Alexandre Barradas, destacou que Santa Maria será uma das primeiras cidades do Rio Grande do Sul a atingir o Marco Legal do Saneamento, que estipula que, até 2033, 90% da população tenha acesso ao tratamento de esgoto.  

Já o assistente de responsabilidade social na região, Cleiton Machado, apresentou aos vereadores os programas sociais desenvolvidos pela Corsan e se colocou à disposição para receber as demandas da comunidade e implementar programas nas regiões de maior vulnerabilidade, com base nas reivindicações.

O presidente da Câmara de Vereadores, Admar Pozzobom, agradeceu a aproximação e a transparência da Companhia com os parlamentares e afirmou estar disposto a auxiliar na solução de necessidades da população. “A Câmara é a caixa de ressonância do povo. Então, é importante tirarmos nossas dúvidas de como é feito o trabalho da Corsan, que nos demonstrou hoje que tem o conhecimento de tudo o que acontece na cidade”, concluiu o vereador.  

Portas Abertas 

O Programa Portas Abertas expõe a quem visita as estações de tratamento de água, estações de tratamento de esgoto e centros de operações respeitando o perfil de cada grupo. Ao mostrar o funcionamento dos processos envolvidos em cada etapa do ciclo da água e do esgotamento sanitário, a Companhia pretende que a população entenda como o trabalho é realizado para a prestação de serviços. As visitações seguem normas de segurança e podem ser agendadas  pelo telefone (55) 99623.4814

(*) Acréscimo do editor. Embora tenha afirmado que foram 10 os parlamentares presentes ao encontro, a empresa não os nominou, exceto o Presidente do Legislativo. Já no material produzido pela Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores, além de Admar, é informado que “acompanharam ainda a reunião os vereadores Adelar Vargas – Bolinha (MDB), Fort (PP), Givago Ribeiro (PSDB) e Sergio Cechin (PP). Também se fizeram presentes as assessorias dos parlamentares Alexandre Vargas (Republicanos), Marcelo Bisogno (UB), Marina Callegaro (PT), Valdir Oliveira (PT) e Werner Rempel (PC do B).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo