CATÓLICOS. Campanha da Fraternidade 2025 será lançada com várias ações, inclusive plantio de flores
Evento acontece na manhã do próxima quarta, dia 5, no Parque da Medianeira

Por Ticiana Fontana (com foto de Divulgação), da Tempórea Comunicação
No dia 5 de março, às 10h, Santa Maria inicia a Campanha da Fraternidade 2025 com gestos concretos em favor da ecologia integral. O evento será realizado no Parque da Medianeira e contará com a participação de mais de 100 estudantes de escolas católicas, que farão o plantio de flores nos canteiros do parque. Além disso, serão instaladas 20 lixeiras para descarte seletivo, incentivando a separação correta de resíduos como metal, plástico, vidro e papel.
A Associação dos Selecionadores de Material Reciclável (Asmar) estará presente para falar sobre a importância da separação adequada dos materiais recicláveis e como isso impacta diretamente a sustentabilidade e a geração de renda para famílias que vivem desse trabalho.
A arquidiocese de Santa Maria deseja que esta Campanha da Fraternidade vá além da reflexão e se transforme em compromisso diário com a Casa Comum. Como destaca o Arcebispo Dom Leomar Brustolin, “a ecologia integral não pode ser apenas um discurso. Precisamos de ações concretas que mudem nossa relação com o meio ambiente, o consumo e o descarte. Separar corretamente o lixo é um ato simples, mas que tem impacto direto na vida de muitas famílias e na preservação da criação. Esta campanha será vivida com intensidade, envolvendo nossas comunidades e catequistas em práticas que transformam”.
Uma campanha que se vive na prática
A Campanha da Fraternidade 2025, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Inspirada na Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, a iniciativa convida à conversão ecológica e ao compromisso cristão com o cuidado da casa comum.
Em Santa Maria, essa conversão se traduzirá em ações ao longo de todo o ano, com o envolvimento de 400 grupos de catequistas para conscientização e prática da separação correta dos resíduos que serão destinados à Asmar. A iniciativa busca fortalecer uma cultura de responsabilidade ambiental e solidariedade, promovendo pequenas mudanças diárias que geram grandes impactos sociais e ecológicos.
Além disso, o evento de lançamento marcará o anúncio de melhorias para o Parque da Medianeira, como o plantio de 200 mudas de árvores nativas e frutíferas, proporcionando mais sombra e conforto ao espaço, e a criação de um chimarrodromo, além da instalação de novos bancos e outras melhorias estruturais. O objetivo é tornar o parque um espaço mais acolhedor, sustentável e integrado à vida das famílias de Santa Maria.
Serviço
O quê? Lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 em Santa Maria
Quando? 5 de março de 2025, às 10h
Onde? Parque da Medianeira, Santa Maria – RS
Atividades:
• Plantio de flores por estudantes de escolas católicas
• Instalação de 20 lixeiras para descarte seletivo
• Fala da Asmar sobre reciclagem e descarte correto
• Fala do Arcebispo Dom Leomar Brustolin sobre ecologia cristã e as ações e novidades que serão desenvolvidas ao longo do ano
• Anúncio de melhorias no parque, incluindo plantio de árvores e novo chimarródromo
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.