LUNETA ELETRÔNICA. A primeira é a tal, Schirmer e zoeira, PMDB reelege, mês de Zoravia, “Abraços…” no cineclube, jovens petistas
* Ninguém duvida: a primeira votação, que acontece nesta quinta-feira, será definitiva para saber se a Câmara terá 14 ou 21 cadeiras disponíveis.
* O editor não encontrou um observador sequer que acredite na possibilidade de mudança de voto na segunda rodada, marcada para 4 de outubro.
* Juventude do PT santa-mariense realizou seu Contresso no sábado e elegeu a nova direção da Secretaria da Juventude.
* No encontro, foram sagrados Luiz Guilherme do Amaral, da corrente PT Amplo, como Secretário, e Suelen Aires, da tendência Articulação de Esquerda, como Secretária Adjunta.
* A transferência do gabinete do prefeito para o prédio da SUCV trouxe, obviamente, mais conforto e qualidade de trabalho ao comandante do Executivo.
* Isso, claro, vai beneficiar também os próximos eleitos e tende a ser permanente. Mas há um porém, talvez não exatamente medido por Cezar Schirmer.
* É verdade que ele não estava, sexta-feira, mas a zoeira feita pelo sindicato dos professores municipais era audível em todo o entorno do centro – inclusive no gabinete do prefeito.
* Um militante docente disse ao editor que sineta é um emblema do magistério estadual – mas os apitos estão aí, disponíveis, para outras manifestações. E que podem tornar insuportável a vida de qualquer prefeito.
* Será de calmaria a convenção municipal do PMDB, marcada para o próximo domingo. Além de chapa única para o Diretório, a Executiva, na maior parte, será reeleita.
* É pouco provável, inclusive (é opinião, não informação), que o partido feche posição pró ou contra 21 cadeiras, opção preferencial da Executiva. Ah, Robson Zinn deve continuar na presidência por mais dois anos.
* A artista plástica Zoravia Bettiol, uma das maiores gravuristas do Brasil, estará em Santa Maria, nesta quarta-feira, dia 21 e também no dia seguinte, 22. E o motivo é ótimo.
* Zoravia é a estrela da exposição “Aos Grandes Mestres”, parceria entre SESC e Prefeitura. Na quarta, 21, no Museu de Arte de Santa Maria, ocorrem dois momentos.
* Um deles, às 7 da noite, é o pré-lançamento do filme “Zoravia Bettiol”, do diretor Henrique Dias. Meia hora depois acontece a abertura da exposição.
* Zoravia terá mais de 70 obras expostas até 21 de outubro, entre elas a série completa Circo (foto). São trabalhos em várias técnicas: xilogravura, linóleogravura, litografia, serigrafia e monotipia.
* A artista, na quinta, dia 22, ainda ministra um workshop no ateliê de gravura da UFSM, no campus, em Camobi.
* Para fechar, tela grande. O ciclo “Cinema no cinema”, do Cineclube Lanterninha Aurélio exibe, nesta segunda, o filme “Abraços Partidos”, do gênio espanhol Pedro Almodóvar.
* A obra trata da história de Harry Caine, escritor cego, que precisa cicatrizar as feridas dos tempos em que ainda era conhecido por seu nome verdadeiro, Mateo Blanco e dirigia seu último filme.
* “Abraços Partidos” será exibido a partir das 7 da noite, no auditório da Cesma (na Professor Braga). A entrada é gratuita.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Alguns anos atrás, tudo que a Executiva Municipal do PMDB fazia tinha que ter a anuência, em assuntos maiores, do Diretório Municipal.
Os tempos mudam com as mesmas pessoas: vão para uma reunião da Coordenadoria Regional e decidem nomes de integrantes pela vontade Presidencial; além disso, manifestam o numérico de vereadores na CMVSM sem ouvir o Colegiado; ainda, fazem reunião fechada, sem avisar a maioria partidária quanto a renovação do Diretório Municipal.
É muita deliberação sem que a discussão seja ampla.
O caminho não é dos melhores e cria ambiente tenso, sabendo que tem companheiro da Executiva deixado a margem.
É isto aí, quando se chega ao poder, tudo pode.
Nesse encontro da juventude petista Helen Cabral teve sua primeira derrota interna por conta das suas posições, seu pupilo e assessor queria ser o Coordenador municipal da JPT e foi preterido pelo próprio PT Amplo, alem disso o encontro tirou uma moção de apio ao retorno das 21 vagas na Camara municipal.
Isso é só o começo,na campanha eleitoral a repercução do destempero oportunista de Helen terá maiores consequencias.