HYUNDAI. Adversários são Novo Hamburgo e São Leopoldo. Mas Santa Maria mantém-se na briga pela fábrica dos coreanos
Papeei nesta quinta com fonte bem situada no Governo da Província. Extraí duas informações que me parecem bastante importantes e repasso ao leitor. Uma: será mesmo no território gaúcho a instalação da fábrica de elevadores da Hyundai. Nada de Pernambuco, como setores da mídia chegaram a especular, sabe-se lá com que objetivo.
A outra: São Leopoldo, especialmente, e Novo Hamburgo, um pouco mais distante, são, sim, os grandes adversários de Santa Maria, na disputa pela planta industrial que pode significar meio milhar de empregos qualificados diretos. Mas a boca do monte está, claro, na disputa.
Nesse sentido, é importante o que aconteceu nesta quinta-feira, com a vinda, à comuna, de executivo do gigante coreano. Sobre o que fez aqui e o que falou, confira material produzido e distribuído pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto e a foto são de Fabrício Minussi. A seguir:
“Diretor da Hyundai esteve em SM nesta quinta (29). Cidade reforça interesse por fábrica de elevadores
“Santa Maria está no páreo”. Com essa declaração o diretor da coreana Hyundai, Victor Park, encerrou uma agenda de aproximadamente cinco horas, nesta quinta-feira (29), em Santa Maria, sob a mais absoluta reserva. O representante da empresa que anunciou a construção de uma fábrica de elevadores no Rio Grande do Sul foi recepcionado às 9h30 no Aeroporto de Camobi pelo prefeito Cezar Schirmer, o secretário de Município de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, o diretor geral de Gabinete, Rogério Assis Brasil, e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (ADESM), Vilson Serro.
Victor Park chegou num vôo fretado, acompanhado do superintendente da ADESM, Diogo De Gregori. A agenda do diretor da Hyundai prosseguiu até às 14h, quando Victor Park embarcou novamente em vôo fretado para Porto Alegre levando na bagagem a certeza de que Santa Maria quer receber os investimentos da gigante coreana, que busca no Sul do Brasil oportunidade de expandir seus negócios na América Latina. Antes de desembarcar em Santa Maria Victor Park sobrevoou a cidade, com ênfase para a área do Distrito Industrial (DI).
A primeira reunião da comitiva, liderada pelo prefeito, ocorreu no gabinete do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Felipe Müller. Na presença do vice-reitor Dalvan Reinert, pró-reitores e pesquisadores, Victor Park foi municiado de uma série de informações relacionadas à formação de mão de obra específica nas áreas de engenharia e tecnologia.
O coreano também solicitou ao prefeito Schirmer e ao reitor Müller informações relacionadas a programas de assistência estudantil e absorção da mão de obra formada pela UFSM. Da mesma forma o emissário da Hyundai recebeu dados sobre os programas de graduação e pós-graduação desenvolvidos pela instituição…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI
SIGA O SITÍO NO TWITTER
@Rafael
Deus (e os coreanos) te ouça.
Santa Maria não pode mais aceitar passivamente que lhe preguem no peito a marca de “Cidade Universitária” e, com isso, permaneça fora do eixo de industrialização do Estado.
É por isso que considero ser urgente a necessidade de atrair alguma grande empresa “vitrine”, para abrir um novo ciclo e mostrar que temos qualidades que compensam as eventuais vantagens competitivas das regiões metropolitana e serra.
Verdade Luiz, ainda sim, cabe ressaltar que em virtude dessas desvantagens SM está inserida na lista de benefícios dados a região do porto naval de rio grande, o que, espero, também ajudem a seduzir a Hyundai.
Novo Hamburgo e São Leopoldo possuem vantagens competitivas muito fortes:
melhores canais de chegada de insumos e posterior escoamento de produção;
proximidade com eventuais empresas sistemistas;
disponibilidade de mão-de-obra qualificada;
proximidade com canais políticos (Assembléia e Governo do Estado);
Isto, sem contar que as prefeituras de NH e São Leopoldo estão atualmente nas mãos do PT.
Tomara que os argumentos da Prefeitura de Santa Maria e da ADESM, tendo à frente o sempre competente Vilson Serro, sejam capazes de seduzir a Hyundai.