ELEIÇÕES 2012. Dirigentes do PT descartam prévia em SM, mas impasse se mantém
Foram duas reuniões no PT santa-mariense. Uma na noite de sexta-feira. Outra na manhã sabatina.
Na primeira, apenas o chamado Grupo Eleitoral (GE) – composto pelo presidente, Valdir Oliveira, e um representante para cada corrente interna. No total, oito viventes. Objetivo: debater a listagem e, se possível, afiná-la, dos pré-candidatos à Câmara de Vereadores.
Na segunda, do Diretório Municipal, o que significa um grupo bem mais significativo, inclusive os grandões da sigla, e da qual fazem parte, claro, também os integrantes do GE. Aí, um relato do encontro da noite e, claro, tratar do pleito majoritário.
Mas, e o que decidiram os petistas? O editor conversou com Oliveira, no final de semana. E extraiu deles, duas informações.
Uma: a listagem de pré-candidatos à vereança, que seria divulgada agora, ficou para depois do dia 16. Por quê? “Não conturbar a eleição para a nova coordenação da UAC”. Não custa relembrar que petistas e peemedebistas estão juntos, numa das chapas que disputam o pleito que acontece no feriado de terça, 15 de novembro.
Outra: o diretório afastou qualquer possibilidade de prévia, o que poderia acontecer com a existência de pelo menos dois concorrentes à vaga de candidato a prefeito. É? E como farão? Ora, a dedução óbvia é que os petistas vão buscar um acordo que evite a disputa fraticida.
OPINIÃO CLAUDEMIRIANA:
Os petistas continuam enrascados. E o resultado das reuniões, especialmente a da sabatina, não chega a animar muitos. Apenas demonstra que as lideranças tentam encontrar uma saída digna e, mais que isso, capaz de alçar uma candidatura competitiva à Prefeitura.
O diabo é que, para evitar a prévia, os grupos internos – liderados por Fabiano Pereira, Paulo Pimenta e Valdeci Oliveira, a tríade, como este editor os denomina – terão que se entender. O que, até esta data, ainda não ocorreu.
Afinal, já há um nome posto, defendido pela corrente PT Amplo, do deputado federal Pimenta. No caso, o da vereadora Helen Cabral. Que, porém, não seria a da preferência dos outros dois – a Unidade na Luta (de Valdeci) e PTLM (de Fabiano).
E aí… bem… aí… Aí que pelo menos outra proposta será apresentada. É a dedução óbvia, a partir de nota (ilustração ao lado) publicada na coluna APARTE, do Diário de Santa Maria. Ela é bastante elucidativa, ao dar conta que as correntes de Valdeci e Fabiano, unificadas, apresentarão um nome. Qual? Por enquanto, ninguém diz. Mas será contraponto ao de Helen.
Assim, a menos que um acordo prévio sobrevenha, pode até não ter prévia. Mas haverá inevitável disputa no Diretório Municipal. E se saberá quem é quem. É nessa hora, talvez, que as quatro correntes minoritárias, que não somam 10% dos votos totais, serão decisivas. Ou não. A conferir.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Alguns cumpanheiros queriam o Prefeito de Ivorá para concorrer aqui, quem sabe RITA SANCO e KRISTIANO KINGESKI. Segundo consta estão desempregados. Experência em Administração Pública não lhes faltam.
Não haverá prévia.
Visto que Valdeci e Pimenta já comunicaram que não concorrerão…..
A preferencia é pela candidatura de Fabiano Pereira.
Depende de muitas coisas e acertos.
Fabiano só não virá se alguém atrapalhar!
Fabiano é o único que pode trazer o consenso!
Se ele não vir terão outras pré candiaturas para concorrer com Helen Cabral, sem prévias é claro!